Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Intensa massa de ar polar transforma Argentina no país mais frio do planeta; veja vídeos

Com temperaturas chegando a 18 graus negativos, onda de frio congelou rios, cachoeiras e provocou nevasca até no litoral da província de Buenos Aires

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 jul 2025, 14h58 - Publicado em 2 jul 2025, 10h53

O avanço de uma massa de ar polar elevou a Argentina ao posto de país mais frio do mundo nas últimas 48 horas, informaram autoridades nesta quarta-feira, 2. O persistente ar gelado cobriu quase todo o país, deixando paisagens surpreendentes e termômetros abaixo de zero em províncias como Salta, Mendoza, Córdoba, Buenos Aires e grande parte da Patagônia. Várias regiões estabeleceram recordes históricos de temperaturas baixas, que congelaram rios e até de uma cachoeira.

Na terça-feira, 1º de julho, uma nevasca histórica formou um tapete branco sobre as praias da província de Buenos Aires pela primeira vez desde 2013. A temperatura mais baixa foi registrada em algumas áreas de Río Negro, na patagônia argentina, onde os termômetros caíram abaixo de 18 graus negativos, enquanto Chubut, nas proximidades, registrou temperatura de -17,2°C. A Cachoeira do Opazo, de 30 metros de altura, congelou completamente devido às temperaturas na região.

People walk on a snow-covered beach in Miramar, Buenos Aires Province, Argentina, on June 30, 2025. Argentina's National Meteorological System recorded snowfall in several parts of the country on Monday as part of an extreme cold wave caused by a mass of air from Antarctica, which led to a sharp drop in temperatures. (Photo by SEBASTIAN LOSADA / AFP)
Pessoas caminham por uma praia coberta de neve em Miramar, na província de Buenos Aires, Argentina. 30/06/2025 – (Sebastian Losada/AFP)

A intensa onda de frio polar surpreendeu diversas cidades costeiras da província de Buenos Aires na segunda-feira, onde a neve cobriu praias e balneários, um fenômeno incomum não visto desde 2013, segundo a agência de notícias EFE.

A nevasca começou na tarde de domingo e se intensificou na manhã de segunda-feira nas cidades de Miramar (que ficou mais de três décadas sem presenciar uma queda de neve dessa magnitude), Monte Hermoso, Mar del Plata, Costa del Este e San Eduardo del Mar.

Continua após a publicidade

A cidade de Trelew, em Chubut, viu a primeira nevasca em mais de 10 anos. Em Puerto Madryn, a neve forçou a suspensão de uma partida de futebol no domingo. Mais intensa ainda, porém, foi a queda de neve em Santa Cruz e Terra do Fogo: a cidade de Puerto Deseado registrou mais de 25 centímetros de acúmulo de neve, enquanto Ushuaia voltou a exibir sua característica paisagem branca.

Diante dessa situação, o Serviço Nacional de Meteorologia (SMN) da Argentina emitiu alertas amarelo e laranja para temperaturas extremas, que representam risco para grupos vulneráveis ​​como crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

As temperaturas começarão a subir a partir de quinta-feira devido ao vento norte, e o frio deve diminuir.

Continua após a publicidade

O SMN divulgou um boletim na terça-feira com o ranking das temperaturas mais baixas do dia:

  • Maquinchao, Río Negro: -18°C
  • Trelew, Chubut: -10,7°C
  • Puerto Madryn, também em Chubut: -10°C
  • Chapelco, Neuquén: -9,4°C
  • Coronel Suárez, Província de Buenos Aires: -9°C
  • Esquel, Chubut: -9°C
View this post on Instagram

A post shared by VEJA (@vejamais)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.