‘Internacional da direita’: os convidados para a posse de Trump
Segunda posse do presidente será assistida por CEOs bilionários e alguns dos políticos ultraconservadores mais influentes do mundo

A segunda posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para esta segunda-feira, 20, conta com uma lista de convidados que inclui desde magnatas do setor de tecnologia e influenciadores digitais até líderes internacionais. O que uma ampla gama de figuras têm em comum? Todos se alinharam ao presidente eleito, compondo uma espécie de “direita internacional”. Entre os convidados, destacam-se nomes como Elon Musk, Jeff Bezos, e o ultraliberal Javier Milei, da Argentina.
Políticos e líderes dos EUA
Seguindo a tradição, o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris, democratas derrotados nas eleições, comparecerão à posse do presidente eleito. Trump será inaugurado por uma série de ex-presidentes e outras figuras políticas. Os ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton, assim como suas respectivas esposas, estão confirmados na cerimônia. No entanto, todos os três, incluindo Hillary Clinton e Laura Bush, optaram por não participar do tradicional almoço pós-cerimônia. Michelle Obama também anunciou sua ausência.
A ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e outros membros do Partido Democrata também devem faltar à posse, refletindo a polarização política no país.
Gigantes da tecnologia
Considerados as maiores atrações do evento, os três homens mais ricos do mundo – Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg – terão lugar de destaque.
Musk, dono do X (antigo Twitter), CEO da Tesla e SpaceX, é um grande apoiador de Trump, tendo doado mais de 250 milhões de dólares para sua campanha. Bezos, fundador da Amazon, se absteve de apoiar publicamente Biden nas últimas eleições e, ao que parece, procurou alinhar sua empresa com o novo governo. Zuckerberg, por sua vez, tem tentado reconquistar a confiança de Trump após mudanças na política de moderação de conteúdo do Facebook, além de doar 1 milhão de dólares para a cerimônia de posse.
Outros executivos do setor de tecnologia também estarão presentes, como Sam Altman, CEO da OpenAI, Sundar Pichai, do Google, Tim Cook, da Apple, e Dara Khosrowshahi, da Uber. Esses líderes, assim como suas empresas, desempenham um papel crucial na agenda de Trump, principalmente nas questões de política fiscal, comércio e regulamentação antitruste.
Líderes e aliados globais
A posse de Trump também terá um número recorde de líderes estrangeiros, muitos deles alinhados com a ideologia populista de Trump. Entre os convidados internacionais, destacam-se o presidente da Argentina, Javier Milei, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, ambos de direita e aliados do presidente eleito.
O evento também contará com representantes de outros países, como o presidente do partido Vlaams Belang, na Bélgica, e figuras do partido Vox, na Espanha. Além disso, o líder do ultranacionalista Reform UK, Nigel Farage, estará presente.
A grande surpresa foi o convite estendido ao presidente chinês Xi Jinping, que, devido a compromissos, enviará o vice-presidente Han Zheng em seu lugar.
Outros líderes estrangeiros confirmados incluem Nayib Bukele, que transformou El Salvador num laboratório de medidas radicais contra a criminalidade, e o presidente do Equador, Daniel Noboa, que enveredou pelo mesmo caminho
Com sinal invertido, todos estariam na mesma sintonia que os integrantes da Internacional Comunista, criada por Lênin em 1919, reunindo todos os partidos comunistas do mundo. Seus integrantes pensavam continuamente em como resolver os problemas humanos – no caso, através da ditadura do proletariado, o caminho para o paraíso comunista. A “internacional da direita” não tem essa homogeneidade, mas reflete as diferentes correntes que hoje têm relevância política e eleitoral.
Celebridades e influenciadores
A cerimônia também promete atrair uma variedade de influenciadores e celebridades. Entre os convidados, estão os influenciadores digitais Jake e Logan Paul, os comediantes Theo Von e Bryce Hall, e os Nelk Boys, que durante a campanha de Trump fizeram entrevistas com o então candidato em seus podcasts voltados ao público jovem e masculino.
Entre as celebridades confirmadas, destacam-se Caitlyn Jenner, Amber Rose, Dana White, e a apresentadora Megyn Kelly. A cantora Carrie Underwood será a responsável pela apresentação de “America The Beautiful”, uma das canções tradicionais da cerimônia.