Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Inundações em Nova York e arredores deixam mortos e milhares em situação de emergência

Há previsão de que fortes chuvas também causem problemas em Massachusetts, Vermont e New Hampshire nesta segunda-feira, 19

Por Da Redação
Atualizado em 19 ago 2024, 17h08 - Publicado em 19 ago 2024, 17h02

Duas pessoas foram mortas e mais de 100 foram retiradas de suas casas por inundações em Connecticut, nos Estados Unidos, informou o chefe dos bombeiros, Scott Pelletier, à emissora americana CNN nesta segunda-feira, 19. Os corpos das duas vítimas foram encontrados na cidade de Oxford, no condado de New Haven. Há previsão de que fortes chuvas, responsáveis pelas enchentes registradas a partir de domingo, continuem a trazer problemas aos estados de Massachusetts, Vermont, New Hampshire e Nova York.

“A gerência de emergência continua relatando resgates de água em andamento, vários deslizamentos de terra, inúmeras estradas e pontes destruídas, bem como rios inchados ocorrendo do condado de Fairfield Central até o Condado de New Haven do Norte. Além disso, o oficial de gerência de emergência está avaliando a integridade de várias represas na área”, disse o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA na noite de domingo.

Estradas foram fechadas nas cidades Stamford, Danbury, Southbury e Naugatuck para evitar acidentes nas vias. A polícia de Southbury aconselhou “os moradores a ficarem em suas casas, se possível”. Um desmoronamento de terra nos arredores de Seymore, também em Connecticut, levou à suspensão serviço no Metro-North Railroad Waterbury Branch. Outro deslizamento, em Danbury, provocou vazamentos de gás em apartamentos, o que culminou na retirada de moradores.

“Meu gabinete e nossa equipe de gerenciamento de emergência estão trabalhando com autoridades locais para reunir os dados necessários para que Connecticut se qualifique para auxílio federal a desastres para ajudar na recuperação desta grande tempestade, inclusive para proprietários de imóveis, empresas e infraestrutura pública”, escreveu o governador Ned Lamont no X, antigo Twitter.

Continua após a publicidade

+ Chefe da diplomacia dos EUA faz alerta: ‘Última chance’ para cessar-fogo em Gaza

Problemas em Nova York

Na manhã desta segunda-feira, quase 1 milhão de habitantes do condado de Suffolk estavam em situação de emergência após cheias repentinas atingirem a região. Espera-se que sejam registrados até 50 mm de chuva, com o solo já encharcado pelos cerca de 100 mm da noite anterior. Segundo o serviço meteorológico da cidade de Nova York, há risco de “inundações repentinas de pequenos riachos e córregos, áreas urbanas, rodovias, ruas e passagens subterrâneas, bem como outras áreas de drenagem precária e baixas”.

Mais de 700 voos foram cancelados nos três principais aeroportos de Nova York, JFK, Newark e LaGuardia, por causa das tempestades. No X, a governadora Kathy Hochul anunciou que “as tempestades da noite passada trouxeram chuvas recordes para Long Island” e que está “trabalhando em conjunto com parceiros locais para fornecer assistência conforme necessário”, alertando: “possível chuva forte é esperada novamente em Long Island e áreas do norte do estado esta tarde. Monitore as previsões e fique seguro”.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.