Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Irã anuncia 135 mortes em 24 horas por coronavírus

Governo iraniano também anunciou nesta terça a liberação temporária de 85.000 detentos, entre eles presos políticos

Por Da Redação
Atualizado em 17 mar 2020, 11h40 - Publicado em 17 mar 2020, 10h57

As autoridades do Irã anunciaram nesta terça-feira, 17, 135 mortes em 24 horas provocadas pelo novo coronavírus, o que eleva a 988 o balanço da epidemia de Covid-19 no país, um dos mais afetados depois da China.

De acordo com o porta-voz do ministro da Saúde, Kianush Jahanpur, mais de 1.178 novos casos de contágio foram confirmados durante as últimas 24 horas. “Isto eleva o número total de casos confirmados a 16.169 pessoas”, declarou Jahanpur em uma entrevista coletiva.

O porta-voz, que pediu aos iranianos que permaneçam em casa para frear a propagação, também anunciou que 5.389 pacientes foram curados e estão em bom estado de saúde.

Fato incomum, o Irã anunciou na segunda-feira 16 o fechamento de quatro importantes locais sagrados xiitas para tentar conter a epidemia.

Na véspera do Ano Novo iraniano (de 19 de março a 3 de abril), que tradicionalmente provoca a viagem de milhares de pessoas por rodovias, as autoridade iranianas pediram às pessoas que permaneçam em casa e considerem o vírus como um problema “sério”.

Continua após a publicidade

Para dissuadir as pessoas a respeito dos deslocamentos, várias províncias ordenaram o fechamento dos hotéis. As celebrações da tradicional festa do fogo persa, na qual os iranianos se reúnem nas ruas, que deveriam começar na terça-feira à noite, foram proibidas em Teerã e em várias províncias, segundo a agência oficial Irna.

Prisioneiros liberados

O governo iraniano também anunciou nesta terça a liberação temporária de 85.000 detentos, entre eles presos políticos. Segundo o Poder Judiciário de Terrã, a medida foi tomada para evitar a propagação da doença dentro das lotadas penitenciárias do país.

“Nas penitenciárias também tomamos medidas de precaução para confrontar a pandemia”, afirmou o porta-voz Gholamhossein Esmaili.

Continua após a publicidade

As condições nas cadeias iranianas deterioraram de forma considerável nas últimas semanas, com muitos relatos de mortes de presidiários após contaminação pelo coronavírus. No início de março, o governo já havia anunciado a libertação temporária de 54.000 prisioneiros.

(Com AFP)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.