Irã diz que membros de seu programa de mísseis foram mortos em ataque
A Guarda Revolucionária iraniana não deu mais detalhes sobre o motivo pelo qual os homens estavam reunidos no mesmo lugar
Por Redação
15 jun 2025, 10h57 •
Hossein Salami, chefe da Guarda Revolucionária do Irã
(Fatemeh Bahrami/Anadolu/Getty Images)
Continua após publicidade
Compartilhe essa matéria:
Link copiado!
O Irã afirmou neste domingo, 15, que o ataque israelense na última sexta-feira matou o chefe do programa de mísseis da Guarda Revolucionária e também eliminou sete de seus representantes de confiança, interrompendo seriamente seu comando.
O Irã reconheceu anteriormente a morte do general Amir Ali Hajizadeh, chefe da divisão aeroespacial da Guarda, no ataque de sexta-feira. Segundo o governo, também foram mortos os generais Mahmoud Bagheri, Davoud Sheikhian, Mohammad Bagher Taherpour, Mansour Safarpour, Masoud Tayyeb, Khosro Hasani e Javad Jarsara.
Em comunicado, a Guarda lamentou as perdas. A corporação disse que eles ficarão registrados na história por seus sacrifícios em defesa da terra natal. Além disso, declarou que o regime sionista está ”fadado ao fracasso e enfrentará destruição total”. Porém, não disse o motivo que os homens estavam reunidos.
O líder geral da Guarda também foi morto. Hossein Salami era um dos principais personagens do campo militar iraniano e estava no cargo desde 2019. Khamenei escolheu Ahmad Vahidi como novo comandante da organização.
Israel disse que os oito foram mortos enquanto se reuniam em um quartel-general subterrâneo. ”Como parte dos bombardeios iniciais, caças do exército atacaram o centro de comando onde estavam o comandante da Força Aérea [da Guarda], Amir Ali Hajizadeh, e outros funcionários de alto escalão”, falou o Ministério da Defesa israelense ainda na sexta.
O último boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 29, mostra que o mercado fecha o ano ajustando levemente para baixo a projeção de inflação para 2026. Os detalhes sobre as previsões da economia para o próximo ano, além da pesquisa que mostra a desaprovação ao governo Lula são os destaques do Giro VEJA.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.