Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Irã lança novos mísseis sobre Israel e prepara ataque massivo

Guerra entre países do Oriente Médio escala neste sábado, 14; segundo autoridades, uma pessoa morreu no norte de Israel

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 jun 2025, 18h47 - Publicado em 14 jun 2025, 18h46

O Irã lançou novos mísseis sobre Israel na noite deste sábado, 14, e começo da madrugada de domingo, 15, em retaliação aos ataques do exército israelense iniciados na sexta, 13. De acordo com o a Reuters, vários mísseis foram vistos sobre os céus de Tel Aviv e Jerusalém, e sirenes de ataques aéreos foram acionados em Haifa. A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) declarou que sua Força Aeroespacial disparou uma grande chuva de mísseis e drones contra Israel, parte da operação militar True Promise-3, em retaliação aos ataques israelenses. Uma pessoa morreu e outras 13 ficaram feridas no norte de Israel, segundo serviços de atendimento médico locais.

A TV estatal iraniana informou que alvos militares israelenses foram atingidos na última onda de ataques retaliatórios, segundo a Al Jazeera. Serviços de atendimento médico de Haifa haviam informado que 14 pessoas ficaram feridas — uma em estado crítico — após uma casa de dois andares ser atingida na Galileia Ocidental.

Em meio à ofensiva contra o Irã, Israel também atacou o Iêmen. De acordo com a Rádio do Exército Israelense, o objetivo da missão é assassinar um oficial da milícia Houthi. A agência informa que os resultados da missão estão sendo avaliados.

Autoridades israelenses disseram ter interceptado boa parte dos mísseis do Irã em Ascalão. 

Guerra Israel x Irã

Mais cedo, Israel tinha voltado a bombardear o Irã, de acordo com um porta-voz militar israelense que avisou que o “inimigo ainda tem um arsenal que pode causar graves danos ao país” e que os ataques iranianos “não ficaram para trás”. O exército de Benjamin Netanyahu pretende atacar e destruir todos os locais de lançamento de mísseis do Irã. Além de Teerã, as cidades de Isfahan — localizada a 340 quilômetros ao sul da capital do país — e Bandar Abbas, no sul do Irã, também foram atacadas.

Continua após a publicidade

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que quatro edifícios críticos na instalação nuclear de Isfahan foram danificados em um ataque na sexta-feira, 13, incluindo uma instalação de conversão de urânio e uma fábrica de fabricação de placas de combustível.

Esmaeil Baqaei, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, compartilhou fotos de civis mortos nos bombardeios em uma publicação no X (antigo Twitter). “Assassinados por bombas israelenses em suas casas. Todo apologista que permite esses crimes de guerra é cúmplice. Este regime será responsabilizado.”, escreveu ele no post.

Continua após a publicidade

Em Bandar Abbas e Teerã, sistemas antiaéreos estão tentando interceptar projéteis israelenses nos céus da cidade portuária e da capital iraniana. A TV estatal do Irã divulgou que “ataques retaliatórios pesados ​​e destrutivos do Irã contra Israel são esperados nas próximas horas”.

O emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, conversou com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, para prestar apoio e chamou os ataques de Israel de “uma flagrante violação da soberania e segurança do Irã e uma clara violação das regras e princípios do direito internacional”. Thani pediu uma solução diplomática para que se chegue a um acordo de paz na região.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.