Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Irã registra oito mortes por coronavírus e vizinhos fecham as fronteiras

Três novos pacientes morreram neste domingo; Turquia, Paquistão e Afeganistão suspendem voos e bloqueiam passagens terrestres

Por Da Redação 23 fev 2020, 13h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Irã se tornou neste domingo, 23, o país com o maior número de mortes provocadas pelo novo coronavírus fora da China: oito vítimas fatais. A situação levou alguns países vizinhos a fechar suas fronteiras ou proibir viagens para o Irã.

    O Ministério da Saúde iraniano anunciou a morte de três novos pacientes infectados pelo Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O país tem 43 casos de contaminação. Os primeiros casos no Irã e as duas primeiras mortes, que aconteceram na cidade sagrada xiita de Qom, foram anunciados na quarta-feira 19.

    O Irã foi o primeiro país do Oriente Médio a registrar mortes provocadas pelo novo coronavírus. Como “medida de prevenção”, o governo anunciou o fechamento de escolas e universidades, cinemas, teatros e outros centros culturais em 14 das 31 províncias do país, incluindo a capital, Teerã. Os eventos culturais e artísticos foram proibidos por uma semana nas regiões afetadas.

    O ministro da Saúde, Said Namaki, anunciou que o tratamento da doença será gratuito. Ao menos um hospital de cada cidade se dedicará exclusivamente a atender, examinar e tratar os casos de contaminação por coronavírus. Em  Teerã, cidade com mais de oito milhões de habitantes e onde foram registrados quatro dos 15 novos casos anunciados neste domingo, a prefeitura ordenou o fechamento das fontes de água e dos postos de vendas de doces nas estações de metrô.

    Fronteiras fechadas

    A Turquia anunciou neste domingo o fechamento temporário de sua fronteira terrestre com o Irã, assim como a suspensão de voos provenientes do país. “Decidimos fechar nossa fronteira terrestre após o aumento do número de casos no Irã”, declarou o ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca.

    Continua após a publicidade

    O ministro ressaltou que a Turquia está “preocupada” com a situação e tomou essas medidas depois de conversar com as autoridades iranianas. Estradas e ferrovias serão fechadas, e o tráfego aéreo também será suspenso. “Isso significa que os voos que chegam à Turquia vindos do Irã serão suspensos, mas os embarques em direção ao Irã estão mantidos”, ressaltou.

    Além da Turquia, outros países tomaram a mesma medida de prevenção neste domingo. O Paquistão anunciou que fechará sua fronteira com o Irã por causa do coronavírus. “Fechamos nossa fronteira com o Irã por causa das informações sobre o coronavírus naquele país”, disse Ayesha Zehri, um alto-funcionário do governo do Baluquistão, a maior província paquistanesa, que faz fronteira com a República Islâmica.

    Da mesma forma, o Afeganistão “proibiu temporariamente” as viagens por terra ou ar ao Irã para impedir a propagação do coronavírus. O Conselho de Segurança Nacional informou que até o momento não foi detectado nenhum caso do vírus no país.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.