Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Irã revela novo míssil e promete aumentar poder militar

“Não precisamos da permissão de ninguém para defender a nossa pátria”, disse o presidente iraniano durante parada militar em Teerã

Por Da redação
Atualizado em 22 set 2017, 12h44 - Publicado em 22 set 2017, 12h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Parada militar no Irã
    O novo míssil iraniano de longo alcance 'Khoramshahr' é exibido na cidade de Teerã, durante o desfile militar anual marcando o aniversário do surto da devastadora guerra de 1980-1988 com o Iraque de Saddam Hussein - 22/09/2017 (STR/AFP)

    O presidente iraniano, Hassan Rohani, afirmou nesta sexta-feira que o país reforçará seu poder armamentista. A declaração foi dada durante um desfile militar no qual foi apresentado um novo míssil com alcance de 2 mil quilômetros e capaz de carregar várias ogivas nucleares.

    “Vamos desenvolver nossas capacidades militar e de defesa o tanto quanto consideramos necessários”, disse Rouhani no evento em Teerã que celebrava o início da guerra entre o Irã e Iraque, em 1980. “Não precisamos da permissão de ninguém para defender a nossa pátria”.

    A nova arma, chamada de Khorramshahr, tem capacidade para percorrer distâncias até regimes inimigos do Irã, como Israel e Arábia Saudita. Rohani disse que “gostem ou não, iremos ajudar a Síria, o Iêmen e a Palestina, e iremos fortalecer nossa capacidade balística”.

    Teerã reforçou que seu programa balístico é unicamente defensivo. “Nossa potência militar não é concebida para agredir outros países”, reiterou o presidente iraniano.

    Continua após a publicidade

    Rouhani esteve em Nova York nesta semana, onde discursou na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas. Na ocasião, ele respondeu às críticas de Donald Trump, a quem deu a entender ser um dos “desonestos novatos no mundo da política”. O presidente americano criticou o grande acordo nuclear assinado com o Irã em 2015 por seu antecessor, Barack Obama, e outras cinco potências, considerado por ele “uma vergonha para os Estados Unidos”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.