Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Irmã de Kim Jong-un visitará Coreia do Sul durante Olimpíada

Kim Yo-jong é a filha mais nova do ex-ditador Kim Jong-il e vice-diretora do Departamento de Propaganda norte-coreano

Por Da redação
Atualizado em 7 fev 2018, 16h15 - Publicado em 7 fev 2018, 11h14

A irmã de 28 anos do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, fará sua estreia no palco mundial ao visitar a Coreia do Sul para comparecer à cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno de Pyeongchang na sexta-feira.

A Coreia do Norte notificou Seul de que Kim Yo-jong acompanhará Kim Yong-nam, o presidente da Assembleia Suprema, que lidera a delegação da Coreia do Norte e é o oficial norte-coreano do mais alto escalão a visitar o país vizinho.

Se realmente acontecer, a visita de Yo-jong, que é vice-diretora do Departamento de Propaganda e Agitação do Partido Único, seria a primeira de um membro da dinastia Kim à Coreia do Sul.

“A inclusão de Kim Yo-jong na delegação é significativa, já que não só é a irmã do líder da Coreia do Norte, senão que também ocupa um posto de peso no Partido dos Trabalhadores norte-coreano”, disse em um comunicado o Ministério de Unificação sul-coreano. Mesmo assim, o governo do Sul consultará a comunidade internacional sobre a visita, com o objetivo de que esta não cause “nenhuma controvérsia sobre as sanções”, acrescenta o comunicado.

Quem é Kim Yo-jong?

Poucas informações sobre a vida privada de Yo-jong são de conhecimento da comunidade internacional, porém se sabe que ela é a filha mais nova do ex-ditador Kim Jong-il. Cerca de quatro anos mais nova que Kim Jong-un, é muito próxima de seu irmão.

Continua após a publicidade

É casada com o filho de Choe Ryong-hae, o poderoso secretário do Partido dos Trabalhadores. Segundo a imprensa internacional, ela está na lista negra dos Estados Unidos por suas ligações com casos de abuso de direitos humanos na Coreia do Norte.

Delegação norte-coreana

Junto a Kim Yo-jong e Kim Yong-nam viajarão com outros vinte funcionários norte-coreanos, entre os quais se destacam Choe Hwi, presidente do Comitê Nacional de Planejamento Esportivo, e Ri Son-gwon, que lidera o organismo que administra as relações intercoreanas no Norte.

O próprio Ri participou das históricas conversas realizadas no mês passado, onde foi acertada a participação do Norte nos Jogos de Inverno, que acontecerão no condado sul-coreano de Pyeongchang, a partir do dia 9. Os dois países, que tecnicamente seguem em guerra há mais de 65 anos, concordaram também em desfilar lado a lado sob a mesma bandeira na abertura dos Jogos.

Continua após a publicidade
  • Relacionadas

Ainda é desconhecido o papel da irmã de Kim Jong-un durante a visita, ainda que Seul já tenha admitido que o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, poderia propor um encontro bilateral com os chefes de Estado norte-coreanos. Se acontecer, será a primeira reunião intercoreana do mais alto escalão realizada em território sul-coreano.

Seul acredita que a participação norte-coreana em Pyeongchang pode ajudar a rebaixar a tensão regional e facilitar uma aproximação entre o regime e os Estados Unidos, que estarão representados nos Jogos pelo vice-presidente, Mike Pence.

(Com Reuters e EFE)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.