Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Israel aprova acordo com o Hamas de cessar-fogo e libertação de reféns

Segundo o governo israelense, o plano prevê a liberação de cinquenta pessoas, entre mulheres e crianças, em trégua de quatro dias

Por Da Redação Atualizado em 21 nov 2023, 23h04 - Publicado em 21 nov 2023, 22h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo de Israel aprovou na noite desta terça-feira (madrugada de quarta em Israel) um acordo com o Hamas para um cessar-fogo temporário para a libertação de reféns tomados pelo grupo palestino em 7 de outubro.

    Segundo comunicado do governo de Israel, serão soltos cinquenta reféns, entre mulheres e crianças, ao longo de quatro dias. O gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, afirma ainda que a trégua pode ser prorrogada em um dia a cada grupo de dez reféns liberados pelo Hamas.

    A declaração também reafirma o que o premiê disse mais cedo, ao enfatizar que a pausa no conflito não indica o fim da guerra: “O governo de Israel, as Forças de Defesa de Israel e os serviços de segurança continuarão a guerra para trazer de volta todos os reféns, eliminar o Hamas e garantir que não haverá nova ameaça ao Estado de Israel de Gaza”.

    O Hamas também divulgou uma nota confirmando o acordo e afirmou que ele prevê a libertação de 150 mulheres e crianças palestinas mantidas em prisões israelenses.

    Segundo um oficial israelense ouvido pelo jornal Haaretz, o Hamas deve soltar trinta crianças, oito mães e mais doze mulheres. Todas as forças de segurança de Israel aprovaram o plano. O jornal Times of Israel afirma que o acordo prevê a liberação de doze a treze reféns por dia.

    Continua após a publicidade

    Mais cedo, o primeiro-ministro israelense prometeu que um cessar-fogo temporário para libertar reféns não significaria o fim da guerra. “Há conversas absurdas lá fora de que depois da libertação de nossos raptados iremos parar a guerra”, disse Netanyahu.

    “Então quero deixar claro: Estamos em guerra, vamos continuar em guerra, vamos continuar em guerra até alcançar nossos objetivos. Vamos destruir o Hamas, vamos trazer de volta nossos raptados e desaparecidos e vamos garantir que em Gaza não haja ninguém que seja uma ameaça a Israel”.

    A reunião começou por volta das 15h de Brasília. Antes da reunião, houve um encontro do gabinete de guerra e do gabinete de segurança para a aprovação preliminar da decisão.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco
    Continua após publicidade

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.