Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Israel denuncia lançamento de foguetes de Gaza e responde com bombardeios

Mísseis palestinos deixaram civil israelense gravemente ferido; ao menos 2 árabes morreram no contra-ataque

Por Da Redação
Atualizado em 12 nov 2018, 16h10 - Publicado em 12 nov 2018, 15h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O conflito entre israelenses e palestinos teve um dia de acentuada violência nesta segunda-feira, 12, depois de 100 foguetes terem sido disparados da Faixa de Gaza em menos de uma hora. Em resposta aos lançamentos, Israel realizou diversos ataques aéreos contra Gaza.

    Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, dois palestinos morreram vítimas dos bombardeios e vários ficaram feridos. O Exército de Israel informou que um ônibus na região de Sha’ar Hanegev foi atingido pelos foguetes palestinos, ferindo gravemente um civil de 19 anos.

    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, convocou nesta segunda-feira uma reunião de emergência com a cúpula de segurança do país para abordar a escala de violência em Gaza.

    “O chefe de governo está realizando uma reunião de segurança na Kyria (sede do Exército, em Tel Aviv) com o ministro da Defesa, Avigdor Liebermann, o chefe do Estado-Maior, Gadi Eisenkot, e outros integrantes das forças de segurança e do exército”, informou a assessoria do primeiro-ministro em comunicado.

    Vários foguetes palestinos foram interceptados pelo sistema antimíssil israelense. Imagens divulgadas pelos meios de comunicação local mostram o momento em que os mísseis atingem os escudos.

    Continua após a publicidade

    Os ataques acontecem depois de um domingo violento na região. Sete milicianos palestinos e um soldado israelense morreram em uma troca de tiros na fronteira de Gaza.

    Segundo as brigadas Ezzedin al-Qassam, braço armado do Hamas, a violência começou quando forças especiais israelenses tentaram entrar em Gaza em um veículo civil a partir do leste de Khan Yunis, ao sul do território.

    Continua após a publicidade

    Depois da troca de tiros, o Exército israelense afirmou ter identificado 17 disparos de foguetes a partir da Faixa de Gaza contra Israel. Três projéteis foram interceptados pela defesa antimísseis.

    A violência provoca o temor de uma nova guerra em Gaza, que seria a quarta desde 2008 em um território no qual 2 milhões de pessoas vivem entre os bloqueios de Israel e do Egito, a pobreza e a escassez.

    Desde 30 de março deste ano, ao menos 228 palestinos, incluindo os sete de domingo, morreram vítimas de tiros israelenses. As mortes ocorreram principalmente durante as manifestações contra o bloqueio do território por Israel, mas também em ataques israelenses em resposta aos lançamentos de foguetes.

    Dois soldados israelenses morreram no mesmo período, incluindo a vítima de domingo.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.