Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Itália anuncia passe sanitário para locais de cultura e lazer

Seguindo França, documento indica se a pessoa recebeu ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus ou teve resultado de teste negativo

Por Da Redação 22 jul 2021, 18h07

O governo da Itália anunciou nesta quinta-feira, 22, que a partir de 5 de agosto passará a exigir um comprovante de vacinação para entrada em diversos espaços de cultura e lazer, seguindo um molde similar adotado pela França.

O passe sanitário será usado para academias, piscinas públicas, museus, cassinos, cinemas e até áreas internas de restaurantes. O documento, seja na forma digital ou impressa, indica se a pessoa recebeu ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus, teve resultado de teste negativo ou se recuperou recentemente da doença.

“Queremos evitar que um aumento de contágios resulte em novos fechamentos, e o instrumento que nós temos é a vacina. Por isso, a mensagem é para que se vacinem”, declarou o ministro da Saúde, Roberto Speranza, em entrevista coletiva.

O Conselho de Ministros também aprovou um decreto que amplia o estado de emergência por mais cinco meses, até 31 de dezembro, em meio ao aumento de casos e à preocupação com a variante Delta, de maior poder de transmissão e que já representa 87,2% dos casos no país. 

Longe dos cerca de 40.000 casos diários registrados em novembro, pico da pandemia no país, os casos voltaram a crescer consideravelmente. O país saiu de uma média de 727 novas infecções em 1º de julho para 3.070 na terça-feira 20, segundo dados do projeto Our World in Data.

Continua após a publicidade

Por sua vez, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, afirmou que, deste modo, “os italianos poderão continuar se divertindo, mas com a garantia de que estarão entre pessoas que não estão contagiosas”, defendendo o decreto como “uma medida que gera serenidade”.

O objetivo do Executivo, além de conter o vírus, é reforçar a campanha de vacinação, como aconteceu na França. A exigência fez com que os franceses corressem até os postos de vacinação para receber as doses dos imunizantes. Na última quarta-feira, 14, o número de pessoas vacinadas em um dia foi recorde: 1,3 milhão de pessoas.

Ao todo, 61% da população já receberam a primeira dose, enquanto 45,8% estão completamente imunizados. Há, no entanto, resistência entre setores da população. 

Continua após a publicidade

A aprovação do decreto, que ainda precisa passar pelo Parlamento, dividiu membros da coalizão governista entre os partidários a estender o uso do certificado, geralmente as forças de esquerda, e os que querem usá-lo o menos possível, como a Liga, da extrema-direita.

Assim como solicitado pelo partido, o certificado não será exigido em transportes públicos, embora o governo tenha se comprometido a estudar o tema a partir de setembro, depois do verão.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.