Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ivanka Trump chega à Coreia do Sul para encerramento dos Jogos

Filha do presidente dos Estados Unidos irá dividir camarote com delegação da Coreia do Norte durante o encerramento da Olimpíada de Inverno

Por Da redação
23 fev 2018, 12h14

A filha do presidente dos Estados Unidos, Ivanka Trump, chegou nesta sexta-feira à Coreia do Sul para acompanhar o encerramento da Olimpíada de Inverno de PeyongChang. A visita de Ivanka é aguardada com expectativa já que no evento também estará presente a delegação norte-coreana, cujo líder é acusado de naufragar um navio sul-coreano em 2010.

Seu avião aterrissou por volta das 16h (horário local, 4h de Brasília) no Aeroporto Internacional de Incheon, e ela foi recebida pela equipe do presidente Moon Jae-in. A delegação americana, que inclui a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, e o general Vincent Brooks, comandante-chefe das Forças Armadas dos EUA implantadas na Coreia do Sul, deve jantar nesta sexta-feira com o presidente sul-coreano.

“É uma grande honra estar aqui na Coreia do Sul com a delegação dos Estados Unidos”, disse ela aos jornalistas. “Estamos muito, muito entusiasmados por participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, para animar o time dos Estados Unidos e para reafirmar nosso forte e duradouro compromisso com o povo da República da Coreia.”

Comparações entre a visita de Ivanka com a da irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un foram inevitáveis, já que na abertura a presença de Kim Yo Jong ofuscou a do vice-presidente americano Mike Pence, que a ignorou. Aquela era a primeira vez que um membro da Dinastia Kim visitava a vizinha do norte.

Segundo analistas ouvidos pela CNN, a escolha da filha de Trump para a visita se deu principalmente devido ao seu carisma e capacidade de reforçar as relações diplomáticas com a Coreia do Sul, já que é a figura de melhor reputação na administração Trump.

Continua após a publicidade

Seul considera que esta viagem pode servir para ajudar na reaproximação de Washington com a Coreia do Norte.

Ivanka estará no camarote durante o encerramento dos Jogos com a delegação norte-coreana, liderada pelo general Kim Yong-chol, que chegará a Coreia do Sul no próximo domingo. O general foi chefe da agência de inteligência militar da Coreia do Norte que Seul culpa pelo naufrágio de um navio da Marinha sul-coreana que matou 46 marinheiros em 2010.

O ministro sul-coreano da Unificação, Cho Myoung-gyon, disse que o ataque de torpedo à embarcação foi realizado por Pyongyang, mas o governo não foi capaz de confirmar exatamente quem foi o responsável.

Continua após a publicidade

A Coreia do Norte nega ter tido algo a ver com o acidente.

(Com EFE e Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.