Japão emite alerta de tsunami após terremoto na costa do país
Autoridades locais disseram que não há registros de irregularidades em usinas nucleares próximas ao epicentro do tremor

Um terremoto com magnitude preliminar de 6,4 atingiu o sudoeste do Japão nesta segunda-feira, 13, provocando um alerta de tsunami para as prefeituras de Miyazaki e Kochi, na ilha de Shikoku, no sudoeste do país, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.
Autoridades locais disseram que não há registros de irregularidades em usinas nucleares próximas ao epicentro do tremor, de acordo com a emissora japonesa NHK, e pediram a todas as pessoas de áreas onde o alerta está ativo que fiquem longe da costa e de rios.
O transporte e os serviços de comunicação também foram afetados, e as autoridades avisaram sobre a possibilidade de falta de energia elétrica.
Não é incomum que alertas de tsunami sejam emitidos após terremotos. O Japão fica no “anel de fogo”, a linha de falhas sísmicas que circundam o Oceano Pacífico, e é um dos países mais propensos a terremotos do mundo.
Em janeiro do ano passado, um forte tremor ativou alertas de ondas de até 5 metros. Foi a primeira vez que o país emitiu esse tipo de alerta desde março de 2011, quando um terremoto de magnitude 9,1 provocou um tsunami de mais de 10 metros de altura na região de Tohoku. A água chegou até a usina de Fukushima, provocando um dos piores desastres nucleares de todos os tempos.