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Japão lança competição nacional para aumentar consumo de álcool

Concurso pede ideias para revitalizar popularidade de bebidas alcoólicas, após grande queda na arrecadação de impostos

Por Da Redação 18 ago 2022, 12h59

O governo do Japão lançou um concurso nacional pedindo ideias para incentivar as pessoas a beberem mais álcool, em uma campanha movida pela redução no consumo de bebidas etílicas entre os jovens, que resultou em queda nas receitas fiscais.

A chamada aberta, denominada “Saquê Viva!”, está sendo conduzida pela Agência Nacional de Impostos (NTA) e aceita propostas de jovens de 20 a 39 anos que ajudem a revitalizar a popularidade das bebidas alcoólicas.

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A competição, que vai até 9 de setembro, pede “novos produtos e designs”, bem como formas de promover o consumo doméstico. Os participantes também são incentivados a explorar métodos de vendas inclusive no mundo virtual, de acordo com o site local JiJi.com.

As mudanças no estilo de vida provocadas pela a pandemia de coronavírus fizeram essa parte da população perder o interesse no produto.

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“Como o trabalho em casa avançou até certo ponto durante a crise da Covid 19, muitas pessoas podem ter questionado se precisam continuar o hábito de beber com os colegas para aprofundar a comunicação”, disse um funcionário da agência ao jornal Japan Times.

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Segundo dados da agência nacional de impostos japonesa (NTA), o consumo de álcool no país caiu de uma média de 100 litros por pessoa por ano em 1995 para 75 litros em 2020. O órgão tributário também informou que houve uma queda de 20% no consumo de cerveja entre 2019 e 2020, com volume de vendas abaixo de 1,8 bilhão de litros.

A receita total do imposto sobre o álcool no ano fiscal de 2020 caiu mais de 110 bilhões de ienes (R$ 4,2 bilhões) em comparação com no ano anterior, disse a NTA no início deste mês. Foi a maior queda na receita do imposto sobre o álcool em 31 anos, de acordo com o Japan Times.

Os impostos sobre o álcool representaram 1,7% da receita tributária do Japão em 2020, abaixo dos 3% registrados em 2011 e dos 5% em 1980. A redução na arrecadação atingiu o orçamento da nação, que já está com um déficit de mais de 48 trilhões de ienes (R$ 1,8 trilhão).

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Houve um declínio particularmente acentuado no consumo de cerveja, com o volume de vendas caindo 20% para menos de 1,8 bilhão de litros.

A cervejaria Kirin, que produz Kirin lager e Ichiban Shibori, disse que o consumo per capita de cerveja no Japão totalizou cerca de 55 garrafas em 2020, uma queda de 9,1% em relação ao ano anterior.

Contudo, o Ministério da Saúde do Japão espera que a campanha também lembre as pessoas de beber apenas a “quantidade apropriada de álcool”.

Os finalistas da competição serão convidados para a cerimônia de premiação em Tóquio no dia 10 de novembro, e a administração fiscal disse que apoiaria a comercialização das ideias do vencedor.

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