Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Japão lança competição nacional para aumentar consumo de álcool

Concurso pede ideias para revitalizar popularidade de bebidas alcoólicas, após grande queda na arrecadação de impostos

Por Da Redação 18 ago 2022, 12h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo do Japão lançou um concurso nacional pedindo ideias para incentivar as pessoas a beberem mais álcool, em uma campanha movida pela redução no consumo de bebidas etílicas entre os jovens, que resultou em queda nas receitas fiscais.

    A chamada aberta, denominada “Saquê Viva!”, está sendo conduzida pela Agência Nacional de Impostos (NTA) e aceita propostas de jovens de 20 a 39 anos que ajudem a revitalizar a popularidade das bebidas alcoólicas.

    + Saiba qual medicamento promete acabar com a ressaca

    A competição, que vai até 9 de setembro, pede “novos produtos e designs”, bem como formas de promover o consumo doméstico. Os participantes também são incentivados a explorar métodos de vendas inclusive no mundo virtual, de acordo com o site local JiJi.com.

    As mudanças no estilo de vida provocadas pela a pandemia de coronavírus fizeram essa parte da população perder o interesse no produto.

    + A crise ambiental que está acabando com as cervejas nos EUA

    “Como o trabalho em casa avançou até certo ponto durante a crise da Covid 19, muitas pessoas podem ter questionado se precisam continuar o hábito de beber com os colegas para aprofundar a comunicação”, disse um funcionário da agência ao jornal Japan Times.

    Continua após a publicidade

    Segundo dados da agência nacional de impostos japonesa (NTA), o consumo de álcool no país caiu de uma média de 100 litros por pessoa por ano em 1995 para 75 litros em 2020. O órgão tributário também informou que houve uma queda de 20% no consumo de cerveja entre 2019 e 2020, com volume de vendas abaixo de 1,8 bilhão de litros.

    A receita total do imposto sobre o álcool no ano fiscal de 2020 caiu mais de 110 bilhões de ienes (R$ 4,2 bilhões) em comparação com no ano anterior, disse a NTA no início deste mês. Foi a maior queda na receita do imposto sobre o álcool em 31 anos, de acordo com o Japan Times.

    Os impostos sobre o álcool representaram 1,7% da receita tributária do Japão em 2020, abaixo dos 3% registrados em 2011 e dos 5% em 1980. A redução na arrecadação atingiu o orçamento da nação, que já está com um déficit de mais de 48 trilhões de ienes (R$ 1,8 trilhão).

    Continua após a publicidade

    Houve um declínio particularmente acentuado no consumo de cerveja, com o volume de vendas caindo 20% para menos de 1,8 bilhão de litros.

    A cervejaria Kirin, que produz Kirin lager e Ichiban Shibori, disse que o consumo per capita de cerveja no Japão totalizou cerca de 55 garrafas em 2020, uma queda de 9,1% em relação ao ano anterior.

    Contudo, o Ministério da Saúde do Japão espera que a campanha também lembre as pessoas de beber apenas a “quantidade apropriada de álcool”.

    Os finalistas da competição serão convidados para a cerimônia de premiação em Tóquio no dia 10 de novembro, e a administração fiscal disse que apoiaria a comercialização das ideias do vencedor.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.