Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Jihadistas comemoram medida anti-imigração de Trump

Extremistas comentaram que a ordem irá incentivar muçulmanos ocidentais a se juntarem ao terrorismo

Por Da redação
30 jan 2017, 22h43

Extremistas islâmicos comemoraram nas redes sociais a ordem executiva do presidente Donald Trump, que proíbe cidadãos de sete países muçulmanos de entrar nos Estados Unidos. Segundo o jornal Washington Post, apoiadores do Estado Islâmico (EI) e da Al Qaeda viram a medida como uma prova de que o governo americano está em guerra contra o Islamismo.

Em um grupo de extremistas no aplicativo Telegram, um usuário chamou Trump de “o melhor recrutador do Islã”, informou o Post, que teve acesso às mensagens. Outros previam que o governo dos Estados Unidos lançará novas guerras no Oriente Médio em breve.

Desde a ordem de Trump, um assunto comum entre os jihadistas é a previsão do antigo recrutador da Al Qaeda, Anwar al Awlaki. Em 2010, o extremista nascido nos Estados Unidos disse que o “Ocidente eventualmente se voltará contra seus cidadãos muçulmanos”. Awlaki foi morto por ataque de drone americano no Iêmen, em 2011.

Não é a primeira vez que membros do EI e outros grupos extremistas fazem declarações positivas sobre medidas antiterrorismo. Ações de Barack Obama e George W. Bush também eram “elogiadas” por jihadistas, que acreditam que a tensão religiosa favorece o recrutamento de membros.

No domingo, o senador republicano John McCain, chefe do Comitê de Serviços Armados do Senado, disse estar preocupado que a ordem de Trump tenha impacto negativo na luta contra o EI no Oriente Médio. Segundo McCain, soldados do Iraque, um dos países na lista de Trump, lutam “neste momento” ao lado de americanos para o combater o grupo extremista.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.