Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Juan Guaidó é atacado e expulso de restaurante na Venezuela

Líder opositor estava com integrantes de seu partido quando grupo invadiu o local e forçou sua saída

Por Da Redação Atualizado em 11 jun 2022, 19h28 - Publicado em 11 jun 2022, 19h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O líder opositor venezuelano Juan Guaidó foi agredido e expulso de um restaurante por um grupo de pessoas neste sábado, 11, no estado de Cojedes, na Venezuela. Vídeos do tumulto mostram cadeiras de plástico e outros objetos sendo arremessados em direção ao político venezuelano, que sofreu fortes empurrões e ofensas do grupo que o atacou.

    Segundo o jornal El Universal, Guaidó estava com integrantes de seu partido, o Voluntad Popular, durante uma visita à cidade de San Carlos quando moradores invadiram o local e forçaram sua saída. Um vídeo gravado fora do restaurante mostra que ele foi levado às pressas em direção a um carro, enquanto cadeiras eram jogadas contra o veículo e em direção ao grupo que o acompanhava.

    Mais cedo, ele havia publicado em suas redes sociais imagens de uma visita ao estado de Cojedes. As imagens divulgadas por Guaidó antes do tumulto o mostram cercado de apoiadores, vestidos com camisetas e bonés do partido, caminhando pelas ruas e cumprimentando pessoas. Até as 19h20, no horário de Brasília, ele não havia se pronunciado sobre as agressões.

    Continua após a publicidade

    “Cojedes é uma terra que enfrentou e derrotou a ditadura”, escreveu Guaidó em sua conta oficial no Twitter. “Hoje viemos buscá-lo (o estado) para consolidar a unidade, ferramenta que tem sido eficaz ao longo desta luta para desafiar e vencer um regime que quer nos acostumar à tragédia.”

    Guaidó se autoproclamou presidente interino da Venezuela em janeiro de 2019. Ele presidia a Assembleia Nacional do país, que não reconheceu a legitimidade dos resultados de uma eleição no ano anterior que deu vitória a Nicolás Maduro para um segundo mandato. O opositor chegou a ser reconhecido como presidente interino por quase 60 países, entre eles Brasil, Estados Unidos e a maioria dos Estados-membros da União Europeia. Alguns chegaram a permitir que ele nomeasse embaixadores, ocupando instalações diplomáticas da Venezuela. Mas o Guaidó nunca assumiu de fato o poder no país, que segue governado por Maduro.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.