Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Justiça dos EUA bloqueia novo decreto migratório de Trump

Decreto que proíbe temporariamente a entrada de refugiados e imigrantes de seis países entraria em vigor nas próximas horas

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h44 - Publicado em 15 mar 2017, 21h51

Um juiz federal do Havaí bloqueou nesta quarta-feira o novo decreto sobre imigrantes e refugiados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, horas antes da ordem executiva entrar em vigor. O magistrado Derrick Watson afirmou que sua decisão, que vale para todo o país, evitará “danos irreparáveis”.

Em resposta, o presidente americano condenou a decisão judicial durante um comício na noite de quarta-feira em Nashville, em Tennessee, abrindo seu discurso com “uma notícia ruim, triste”. “Na minha opinião, e na de muitas pessoas, foi uma extrapolação judicial sem precedentes”.

O tribunal de Honolulu foi o primeiro a decidir sobre um trio de recursos que estão sendo julgados contra o decreto, que impede a entrada no país de cidadãos e refugiados oriundos de seis países de maioria muçulmana. Sentenças semelhantes estão previstas para esta quarta-feira em Washington e Maryland.

Continua após a publicidade

A decisão de Watson já deixa sem efeito a seção dois da ordem: proibição da entrada de cidadãos da Síria, Líbia, Somália, Iêmen, Sudão e Irã por noventa dias. Também bloqueia a seção seis, que suspende a entrada nos Estados Unidos de refugiados por 120 dias.

A sentença será mantida, disse o juiz, e o governo deverá entrar com uma apelação de emergência.

Primeiro decreto

No dia 3 de fevereiro, um juiz federal de Seattle suspendeu o primeiro decreto, assinado em 27 de janeiro, que impedia a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana no território americano. O juiz James Robart decidiu em favor do Procurador-Geral de Washington, Bob Ferguson, que entrou com o processo na semana anterior alegando que a ordem executiva de Trump era discriminatória e causava danos consideráveis a residentes do país.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.