Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Kamala convoca eleitores às urnas, diz que ‘cada voto conta’ e ignora insultos

A candidata democrata disputa a Casa Branca contra o republicano Donald Trump, em corrida acirradíssima até o último segundo

Por Da Redação 5 nov 2024, 14h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, convocou eleitores às urnas nesta terça-feira, 5, após encerrar um comício na madrugada dizendo que “cada voto conta”. A democrata disputa as eleições americanas contra o republicano Donald Trump, numa corrida acirradíssima em que os dois aparecem empatados tecnicamente nas pesquisas.

    Em um comício eleitoral na Pensilvânia na noite de segunda-feira 4, ela disse que esta é a hora de “virar a página” após anos de intensa polarização no país.

    “Estas podem ser umas das eleições mais acirradas da história”, disse ela pouco antes da abertura das urnas. “Temos a oportunidade eleições de finalmente virar a página após uma década de política guiada pelo medo e pela divisão. Estamos cansados.”

    A democrata ecoou a fala durante entrevista a uma rádio em Atlanta na manhã desta terça-feira, afirmando que não vai se distrair com insultos proferidos por seus oponentes e que os americanos estão cansados desse tipo de retórica violenta. A capital estadual da Geórgia, um dos estados-pêndulo que devem decidir a disputa, foi decisiva para a vitória de Joe Biden em 2020.

    “É realmente humilhante para eles. Não vou me distrair com esse barulho”, disse a vice-presidente, um dia depois de J.D. Vance, candidato à vice-presidência do Partido Republicano, chamar a adversária de “lixo”.

    Continua após a publicidade

    Durante uma outra entrevista a uma rádio em Pittsburgh, a democrata fez um último apelo à população. “Peço a todos que se lembrem de que, em nossa democracia, as pessoas decidem. Seu voto é seu poder.”

    Festa democrata

    Harris deve passar o dia angariando eleitores por meio de entrevistas no rádio e finalizar a maratona com um jantar em família, seguido da festa para eleitores democratas na Universidade Howard, em Washington. Conhecida como a “Harvard negra”, foi onde ela se formou, em 1986, e a distribuição de ingressos para o evento deve ser concorrida.

    Na semana passada, um evento da campanha na capital dos Estados Unidos foi lotado por 75 mil pessoas, segundo a campanha de Harris. A cidade, afinal, é um dos redutos democratas do país, onde ela deve ter a maioria dos votos para presidente. O evento mira o eleitorado negro, em especial, com que Kamala conta para superar Trump.

    Continua após a publicidade

    Vantagem de Harris

    A candidata do Partido Democrata chegou ao dia das eleições americanas com vantagem sobre o rival em projeções eleitorais. Até esta terça-feira, a menos de 24 horas do fim da votação, oito de dez veículos de mídia e centros de análise previam sua vitória, e apenas dois, do republicano.

    A diferença no número de votos do Colégio Eleitoral (a disputa que realmente importa é essa em que cada estado recebe uma quantidade de votos proporcional à população, e não o número de votos em nível nacional) que cada um obteria segundo esses modelos estatísticos, porém, varia bastante, de 2 a 78 representantes, segundo a lista de plataformas reunida pelo agregador de pesquisas Interactive Polls.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.