Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Kamala Harris critica Trump e diz que EUA ‘gritam por liderança’

Em primeiro evento como candidata à vice-Presidência, senadora discursou junto a Joe Biden e atacou governo por má gestão da pandemia de Covid-19

Por Da Redação Atualizado em 13 ago 2020, 15h22 - Publicado em 12 ago 2020, 19h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em sua primeira aparição após ser nomeada companheira de chapa do ex-vice-presidente Joe Biden na corrida à Casa Branca, a democrata Kamala Harris criticou nesta quarta-feira, 12, o presidente Donald Trump pela má gestão em relação à pandemia do coronavírus e afirmou que os Estados Unidos “gritam por uma liderança”. 

    Em um discurso em Wilmington, em Delaware, Harris afirmou: 

    “Estamos vivenciando um acerto de contas com o racismo e com a injustiça sistêmica que levou a uma nova coalizão de consciência nas ruas de nosso país exigindo uma mudança”. 

    Se eleita, Harris, de 55 anos, será a primeira mulher negra a assumir o cargo. A decisão ocorre em meio à forte pressão para maior representatividade em cargos públicos e aos protestos contra desigualdade racial em todo o país, depois da morte de George Floyd, em Minneapolis. 

    No evento, que aconteceu um dia após Biden anunciar a senadora como sua companheira de campanha, os dois trocaram memórias de suas famílias e seus planos para a Casa Branca. Ao apresentá-la, o ex-vice-presidente durante o governo de Barack Obama disse ter feito “a escolha certa”.

    Continua após a publicidade

    “Não tenho dúvida de que escolhi a pessoa certa para se juntar a mim como a próxima vice-presidente dos Estados Unidos da América, e esta é a senadora Kamala Harris”, disse. “Ela está pronta para este trabalho já no primeiro dia. Estamos ambos prontos para trabalhar na reconstrução desta nação”.

    A confirmação oficial será feita na convenção democrata que começa na próxima segunda-feira, 17, quando Biden também será formalmente nomeado como candidato do partido para enfrentar Trump.

    Harris, ex-procuradora, rapidamente assumiu uma postura mais ofensiva e atacou Trump, dizendo que o republicano coloca a vida de americanos em perigo o não levar a pandemia a sério, além de ter levado o país a uma crise econômica.

    Continua após a publicidade

    “A América grita por liderança, ainda assim, nós temos um presidente que se importa mais com si mesmo do que com o povo que o elegeu, um presidente que está dificultando cada desafio que enfrentamos”, afirmou Harris.

    A escolha tem objetivo de impulsionar os votos de afro-americanos, base mais leal do Partido Democrata, na eleição de 3 novembro. Harris foi a segunda mulher negra na história dos EUA a ser eleita ao Senado. Há quatro anos, a primeira queda no número de eleitores negros em 20 anos contribuiu para a derrota da democrata Hillary Clinton para Trump.

    A presença da senadora deve impulsionar as chances do Partido Democrata em estados como Michigan, Pensilvânia e Wisconsin, onde Trump ganhou por uma pequena margem em 2016, mas agora as pesquisas de opinião colocam o republicano atrás. Os eleitores negros também são centrais para vitória na Geórgia e na Flórida, onde a disputa pode ser mais acirrada.

    (Com Reuters e AFP)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.