Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Kim elogia política de Putin para os EUA e é chamado para visitar a Rússia

Ditador da Coreia do Norte e ministro das Relações Exteriores russo se encontraram em Pyongyang; encontro acontece em momento significativo

Por Da Redação
31 Maio 2018, 10h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, elogiou nesta quinta-feira (30) os esforços do presidente da Rússia, Vladimir Putin, “para resistir a hegemonia dos Estados Unidos“. Durante encontro com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, também foi convidado para visitar o Kremlin.

    “Eu aprecio muito que o presidente Putin resista a hegemonia dos Estados Unidos. Os senhores atuam com decisão e nós estamos prontos para trocar opiniões com Moscou com relação à situação na Península Coreana”, disse Kim, no início de sua reunião, em Pyongyang.

    Lavrov, por sua parte, o convidou para visitar a Rússia, segundo mostra o vídeo publicado no canal do YouTube do Ministério das Relações Exteriores russo. “Venha o senhor para a Rússia, ficaremos felizes em vê-lo”, afirmou Lavrov.

    O ditador norte-coreano afirmou que espera que este encontro sirva para estreitar ainda mais os laços entre Moscou e Pyongyang.

    “O senhor está visitando nosso país em um momento muito significativo, quando a situação na Península Coreana está mudando radicalmente e se dirige para negociações alinhadas com os interesses dos povos” das duas Coreias, disse Kim a Lavrov, referindo-se as conversas que ele está tendo com seu homólogo sul-coreano.

    Continua após a publicidade

    Kim também se interessou pela saúde do presidente da Rússia, Vladimir Putin. “Como está de saúde o camarada Putin?”, perguntou o líder norte-coreano, ao que Lavrov respondeu: “sua saúde é magnífica”.

    O chefe da diplomacia russa também transferiu para Kim o interesse da Rússia em “paz, estabilidade e bem-estar” na Península Coreana e toda a região e “uma cordial saudação” do chefe do Kremlin.

    Antes, o chanceler russo se reuniu com o ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong-ho, com quem trocou “opiniões sobre a situação em torno da península coreana, concentrando-se em reforçar a coordenação para buscar soluções políticas e diplomáticas” aos problemas da região.

    Continua após a publicidade

    Na quarta-feira, o chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, recebeu o braço direito de Kim Jong-un, general Kim Yong Chol, nos Estados Unidos. Os dois jantaram juntos em Nova York, em um encontro destinado a preparar a cúpula entre Donald Trump e o líder norte-coreano.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.