Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Kim Jong-un convida Coreia do Sul para reunião em Pyongyang

Segundo uma autoridade sul-coreana, Moon Jae-in “praticamente aceitou" o convite.

Por Da redação
10 fev 2018, 12h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ditador norte-coreano Kim Jong-un convidou o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, a participar de uma reunião de cúpula na capital da Coreia do Norte, informaram autoridades sul-coreanas neste sábado. Se o encontro acontecer de fato, será o primeiro entre líderes coreanos em mais de 10 anos.

    O convite pessoal de Kim foi entregue por sua irmã mais nova, Kim Yo-jong, durante conversas e um almoço que Moon organizou na Casa Azul da Presidência, em Seul. Yo-jong está na Coreia do Sul para acompanhar a delegação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno.

    Ainda não há confirmação oficial sobre a resposta de Moon ao convite, porém, segunda uma autoridade da Casa Azul, o presidente sul-coreano “praticamente aceitou” participar da reunião.

    Kim Jong-un queria se encontrar com Moon “em uma data próxima” e Moon afirmou “vamos criar condições para fazer acontecer”, disse o porta-voz da Casa Azul, Kim Eui-kyeom, em coletiva de imprensa.

    Caso a cúpula aconteça, será a terceira entre autoridades sul e norte-coreanas. Kim Jong-il, pai do atual líder norte-coreano, participou de duas reuniões em Pyongyang com os presidentes sul-coreanos Kim Dae-jung e Roh Moo-Hyun, em 2000 e 2007, respectivamente.

    Continua após a publicidade

    O encontro, contudo, poderia gerar discórdia entre Moon, partidário do diálogo com o Norte, e o presidente americano, Donald Trump, que até poucas semanas trocava insultos e ameaças apocalípticas com Kim.

    Washington exige que Pyongyang mostre, antes de qualquer negociação, que está disposta a renunciar de seu programa nuclear militar. Kim, contudo, não mostrou até agora nenhuma intenção de desistir de seus avanços militares e, na quinta-feira, discursou em um desfile militar em Pyongyang, exaltando as conquistas de seu país.

    Além de Kim Yo-jong, Moon recebeu no almoço deste sábado o presidente da Assembleia Suprema e número dois na escala de poder norte-coreana, Kim Yong-nam.

    Continua após a publicidade

    Segundo o gabinete presidencial, durante o almoço, Moon propôs um brinde, pedindo paz e “prosperidade mútua” para as Coreias. O presidente ainda lembrou de sua última visita à Coreia do Norte, quando ele e sua mãe puderam reencontrar sua tia norte-coreana, numa reunião temporária das famílias separadas pela guerra de 1950.

    (Com Reuters, AFP e Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.