Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Kim Jong-un recebe delegação sul-coreana em Pyongyang

Trata-se da primeira visita em mais de 10 anos de autoridades de alto nível da Coreia do Sul ao Norte

Por Da redação
5 mar 2018, 09h10

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, recebeu nesta segunda-feira uma delegação sul-coreana de alto nível, que viajou a Pyongyang com o objetivo de pedir ao regime o fim de seu programa nuclear.

É a primeira vez que Kim, que herdou o cargo de seu pai morto em 2011, reúne-se com representantes do governo da Coreia do Sul. Além disso, trata-se da primeira visita em mais de 10 anos de uma delegação sul-coreana de alto nível ao Norte.

Kim presidiu um jantar com o grupo na capital norte-coreana, segundo um comunicado do escritório presidencial de Seul. A visita do grupo sul-coreano deve durar dois dias.

A delegação é liderada por Chung Eui-yong, chefe do escritório presidencial sul-coreana de Segurança Nacional, e inclui outros quatro delegados – entre eles o diretor do Serviço Nacional de Inteligência (NIS), Suh Hoon – e cinco funcionários de apoio.

O grupo chegou ao aeroporto internacional de Sunan, ao norte de Pyongyang, em torno das 14h20 do horário local (2h20, em Brasília), onde foi recebido por Ri San-gwon, diretor da agência para assuntos intercoreanos do regime de Kim Jong-un.

Continua após a publicidade

Seul assegurou que, durante a visita, buscará ampliar a aproximação conquistada durante os Jogos de Inverno no mês passado. A delegação sul-coreana também tentará estimular o início do diálogo entre Washington e o isolado país asiático.

A delegação norte-coreana que visitou a Coreia do Sul para o encerramento dos Jogos, há uma semana, garantiu que a Coreia do Norte está aberta para dialogar com os Estados Unidos.

Líderes sul e norte-coreanos se reúnem em Pyongyang, na Coreia do Norte - 05/03/2018
Líderes sul e norte-coreanos se reúnem em Pyongyang, na Coreia do Norte – 05/03/2018 (The Blue House/Handout/AFP)
Continua após a publicidade

Resposta americana

No meio de um monólogo cheio de piadas durante um jantar com jornalistas, o presidente Donald Trump sugeriu no sábado que os Estados Unidos se reunirão com a Coreia do Norte, mas disse que Pyongyang deve se “desnuclearizar” primeiro.

“Agora nós estamos conversando e eles, aliás, ligaram alguns dias atrás. Eles disseram ‘nós gostaríamos de conversar’. E eu disse ‘então vamos conversar, mas vocês têm que se desnuclearizar, vocês têm que se desnuclearizar”, disse Trump aos participantes no jantar anual do Gridiron Club. “Nós nos reuniremos e veremos se acontece alguma coisa positiva”, ele acrescentou.

Neste domingo, contudo, uma autoridade do governo norte-americano disse que Trump não ouviu diretamente da Coreia do Norte que o país gostaria de iniciar conversas. A informação foi passada ao governo pela Coreia do Sul, disse a autoridade.

(Com EFE e Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.