Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Lula diz que relação do Brasil com a China não causa ‘arranhão’ com os EUA

Presidente foi questionado se teme reação negativa dos americanos após declarar que 'ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China'

Por Da Redação 14 abr 2023, 22h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Anna Moneymaker/Getty Images)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na noite desta sexta-feira (14), que a relação do Brasil com a China não causa ‘nenhum arranhão’ no comportamento com os Estados Unidos.

    “Não acredito e não há nenhuma razão para isso. Quando eu vou conversar com os Estados Unidos, não fico preocupado com o que a China vai pensar. Estou conversando sobre os interesses soberanos do meu país. Quando venho conversar com a China, também não fico preocupado com o que os Estados Unidos está pensando. É assim que fazem os Estados Unidos, a China e todos os países”, disse o chefe do Planalto na saída do hotel para o início da viagem de volta ao Brasil. Antes de chegar a Brasília, fará uma visita oficial a Abu Dhabi.

    Lula foi questionado se teme reação negativa dos EUA após declarar mais cedo, em encontro com o presidente Xi Jinping, que “ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China”.

    O país asiático trava, no cenário internacional, uma disputa com os Estados Unidos, parceiro histórico do Brasil, em áreas cruciais como comércio, indústria e tecnologia.

    Continua após a publicidade

    Lula também disse que sai satisfeito da visita e que, para crescer, o Brasil não precisa romper e brigar com ninguém: “Saio satisfeito porque senti uma extrema vontade do Xi Jinping e dos ministros por essa interação com o Brasil. Nossa relação estratégica vai se aperfeiçoando cada vez mais e não precisamos brigar e romper com ninguém para que a gente melhore”.

    O chefe do Planalto encerrou explicando que o Brasil faça negócios e acordos com todos os países, de acordo com os interesses e a soberania nacional.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.