Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Maioria dos eleitores democratas não quer reeleger Biden, diz pesquisa

Com o país tomado por um sentimento generalizado de pessimismo, 64% dos entrevistados diz preferir outro candidato em 2024

Por Da Redação
11 jul 2022, 12h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • WASHINGTON, DC - JUNE 21: U.S. President Joe Biden speaks about Covid-19 vaccines for children, in the Roosevelt Room of the White House June 21, 2022 in Washington, DC. Last week, the U.S. Food and Drug Administration (FDA) authorized Covid-19 vaccines for children under 5 years old. The Centers for Disease Control and Prevention (CDC) signed off on the decision over the weekend and children can start getting the shots beginning this week. Drew Angerer/Getty Images/AFP (Photo by Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
    As dúvidas em relação ao atual presidente desaparecem em um cenário de concorrência contra Trump: 92% dos democratas disseram que escolheriam Biden - 21/06/2022 (Drew Angerer/Getty Images)

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está perdendo cada vez mais apoio. Segundo uma pesquisa de opinião do jornal do New York Times e da Siena College, divulgada nesta segunda-feira, 11, 64% dos eleitores democratas dizem que prefeririam um candidato diferente na campanha presidencial de 2024. A taxa de aprovação geral de Biden ronda escassos 33%.

    O presidente sofre com uma crise inflacionária e um pessimismo generalizado em relação à economia. Mais de três quartos dos eleitores registrados acham que os Estados Unidos estão tomando o caminho errado – sentimento que abrange todos os cantos do país, todas as faixas etárias, grupos raciais e partidos políticos.

    Apenas 13% dos eleitores americanos disseram que o país estava no caminho certo – porcentagem mais baixa desde a crise financeira de 2008.

    Para Biden, essa perspectiva empurrou seu índice de aprovação para um ponto perigosamente baixo. A oposição dos republicanos é previsível, mas mais de dois terços dos independentes agora também desaprovam o desempenho do presidente, e quase metade desaprova fortemente.

    Continua após a publicidade

    Entre os democratas, seu índice de aprovação é de 70%, um número relativamente baixo para um presidente – especialmente com as eleições de meio de mandato em vista, quando atrair os democratas às urnas para manter o controle do Congresso. Além disso, apenas 26% dos eleitores democratas disseram que o partido deveria renomeá-lo em 2024.

    Biden disse repetidamente que pretende concorrer à reeleição em 2024. Aos 79 anos, ele já é o presidente mais velho da história do país, e as preocupações com sua idade estão no topo da lista de eleitores democratas que querem uma alternativa.

    A reação contra Biden e o desejo de seguir uma nova direção foram particularmente agudos entre os eleitores mais jovens. Na pesquisa, 94% dos democratas com menos de 30 anos disseram que prefeririam um candidato diferente.

    Continua após a publicidade

    O emprego e a economia são os maiores problemas do país de acordo com 20% dos eleitores, com a inflação e o custo de vida (15%) logo atrás, já que os preços estão subindo no ritmo mais rápido em uma geração. Um em cada 10 eleitores apontou o estado da democracia americana e a divisão política como a questão mais premente, quase a mesma parcela que nomeou as políticas de armas, depois de vários tiroteios em massa.

    Mais de 75% dos eleitores na pesquisa disseram que a economia era “extremamente importante” para eles. E, no entanto, apenas 1% classificou as condições econômicas como excelentes.

    Um vislumbre de boa notícia para Biden é que, segundo a pesquisa, ele tem vantagem na uma revanche hipotética em 2024 com o ex-presidente Donald Trump: 44% a 41%. As dúvidas em relação ao atual presidente desaparecem em um cenário de concorrência contra Trump: 92% dos democratas disseram que escolheriam Biden.

    Continua após a publicidade

    A pesquisa entrevistou 849 eleitores registrados em todo o país. Foi realizada de 5 a 7 de julho, após a decisão da Suprema Corte de 24 de junho de derrubar o direito ao aborto legal.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.