Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mais de 35 acusados de terrorismo são sentenciados à morte no Egito

Decisão judicial é criticada por instituições de direitos humanos como a Anistia Internacional: 'A pena de morte nunca pode fazer justiça'

Por Da Redação
Atualizado em 3 mar 2020, 15h36 - Publicado em 3 mar 2020, 15h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Corte Penal do Cairo, no Egito, condenou 37 pessoas à morte por associação ao grupo terrorista Estado Islâmico.  A sentença, ditada na segunda-feira 2, foi criticada por entidades internacionais de defesa dos direitos humanos, em especial a Anistia Internacional, que questionam a ética da adoção da pena capital.

    “Não há dúvida de que eles foram condenados por crimes graves, incluindo ataques mortais. No entanto, a pena de morte nunca pode fazer justiça”, disse Philip Luther, diretor legal da Anistia Internacional no Oriente Médio e no Norte da África. “Menos ainda quando dezenas de réus dizem ter sido submetidos à tortura”, concluiu Luther.

    Mais de 200 réus foram sentenciados na segunda-feira por crimes envolvendo mais de 50 atentados terroristas, entre eles a tentativa de assassinato do então ministro do Interior, Mohamed Ibrahim, em 2013. Segundo a Justiça egípcia, eles eram acusados de participar de um grupo terrorista afiliado do Estado Islâmico no país.

    Considerado o militante islâmico mais procurado do Egito até sua captura no final de 2018, Hisham el-Ashmawi está entre os sentenciados à morte. As autoridades acusam el-Ashmawi de participar em grandes atentados, em especial contra forças de segurança na fronteira com a Líbia.

    Além dos 37 condenados à morte, mais 61 foram sentenciados à prisão perpétua, e outros 85, à reclusão de até 15 anos. A defesa dos réus pode recorrer.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.