Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Mais de 900 marinheiros dão positivo para Covid-19 em porta-aviões francês

Diretora do Serviço de Saúde do Exército reconheceu que é impossível diagnosticar todas as unidades militares, assim como generalizar o uso das máscaras

Por AFP
Atualizado em 17 abr 2020, 13h44 - Publicado em 17 abr 2020, 12h42

Um total de 940 marinheiros da França apresentou resultado positivo para a Covid-19 no porta-aviões “Charles de Gaulle” e no grupo aeronaval que o acompanha, informou a diretora do Serviço de Saúde do Exército (SSA), doutora Marilyne Gygax Généro, nesta sexta-feira, 17.

Segundo Marilyne, que compareceu à Comissão das Relações Exteriores, Defesa e Forças Armadas do Senado, todos os membros da tripulação foram submetidos a testes de diagnóstico. Os dados anteriores relatavam 668 casos positivos. Ao todo, 2.300 pessoas estavam a bordo.

“Somos e seremos transparentes”, disse a diretora, citada em comunicado da comissão. “O contágio no porta-aviões é um evento absolutamente importante (…) Sem dúvida, haverá consequências a serem tiradas no final desta crise”.

O presidente da comissão, Christian Cambon, disse que pedirá à ministra da Defesa, Florence Parly, testes de diagnóstico sistemáticos nas Forças Armadas antes de qualquer operação. “Não é lógico que os militares não passem por testes antes de iniciarem uma missão, por sua segurança, mas também pela eficácia da operação”, afirmou.

Segundo o comunicado, a diretora reconheceu que, atualmente, é impossível diagnosticar todas as unidades militares, assim como generalizar o uso das máscaras. “O SSA responde na altura de seus meios, que não foram projetados para responder a uma situação nacional de saúde pública”, acrescentou.

Continua após a publicidade

No porta-aviões, 500 marinheiros apresentaram sintomas, 20 estão hospitalizados, um deles em estado grave. Os marinheiros que deram negativo foram colocados em quarentena em um complexo militar.

O porta-aviões nuclear chegou ao porto de Toulon (sul) no domingo, duas semanas antes do previsto. A origem dos contágios é um enigma. A tripulação, em missão há três meses, não esteve em contato com o exterior desde uma escala em Brest (oeste), de 13 a 16 de março.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.