Mais de 200 pessoas presas em protestos anti-Trump em Washington
Manifestantes tentam bloquear avenida onde passará o desfile em comemoração à posse de Donald Trump
Por Da redação
Atualizado em 20 jan 2017, 22h26 - Publicado em 20 jan 2017, 17h42
Duzentas e dezessete pessoas foram presas na cidade de Washington nesta sexta-feira, durante protestos contrários ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou Peter Newsham, chefe de polícia do Distrito de Columbia. Manifestantes entraram em conflito com policiais na Avenida 12, a poucas quadras de onde passará o desfile inaugural da Presidência dentro de algumas horas.
De acordo com o jornal Washington Post, a maior parte das manifestações é pacífica, e uma delas chegou a ganhar clima de festa, com crianças, animais e um elefante inflável gigante com uma placa escrita “racismo”. Outros grupos, porém, tentaram impedir multidões que chegam para os eventos da posse, levando a ferimentos leves em alguns manifestantes e diversas detenções. Janelas de bancos e prédios no centro da capital também foram quebradas.
Mais cedo, grupos de jovens anarquistas realizaram correntes humanas para bloquear as entradas ao evento de posse do presidente eleito Trump, embora não tenha sido informado de distúrbios graves. Os manifestantes gritavam contra “racistas, fascistas, Trump e KKK”, esse último em referência a Ku Klux Klan, uma organização racista criada no século XIX.
Continua após a publicidade
Multiple flash bangs going off as what looks like rocks or brings are thrown at police pic.twitter.com/qjOJPvkkNa
As pistas do governo Lula sobre cortes de gastos e entrevista com André Perfeito
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta terça-feira, 12. Os integrantes do governo Lula estão dando algumas pistas sobre o famigerado pacote de cortes de gastos que chegou a terceira semana de discussão. Em conversa com jornalistas, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que vai apoiar as propostas e que existe um total alinhamento dentro do governo em relação ao assunto. Já Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, afirmou que a eficiência e o combate a fraudes em programas sociais já fizeram as despesas previstas de 175 bilhões este ano caírem para 168 bilhões — podendo chegar a 166 bilhões em 2025. O presidente Lula afirmou em entrevista à RedeTv que vai “vencer” o mercado e que “eles falam muita bobagem”. O fato é que o setor público voltou a registrar um déficit de pouco mais de 7 bilhões de reais em setembro. O clima na Faria Lima não é dos melhores. O Ibovespa ficou estagnado e o dólar subiu para os 5,76 reais. Um curioso “efeito Trump” tem interferido nos mercados. O bitcoin ultrapassou a marca dos 82 mil dólares e bateu sua nova máxima história diante impulsionado pelo apoio do presidente eleito aos ativos digitais e pela expectativa de um Congresso composto por legisladores favoráveis ao setor cripto. Já os analistas do UBS-BB cortaram as recomendações para as ações da mineradora Vale diante de um enfraquecimento nos preços do minério de ferro por causa das prováveis retaliações que a China deve sofrer dos EUA no governo Trump. Diego Gimenes entrevista o economista André Perfeito.
A ASSINATURA ABRIL FICOU AINDA MAIS COMPLETA!
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.