Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mais incertezas no Zimbábue: Mugabe não renuncia

Em pronunciamento no qual se esperava a renúncia de Robert Mugabe, ditador do Zimbábue pede à nação que "saiba perdoar" mas não abandona cargo de presidente

Por Solly Boussidan Atualizado em 4 jun 2024, 18h55 - Publicado em 19 nov 2017, 18h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em gesto desafiador, o ditador do ZimbábueRobert Mugabe, 93, fez um pronunciamento em rede nacional na noite de domingo (hora local), mas ao contrário do esperado, não renunciou à presidência do país localizado no sul da África, cargo que ocupa há 37 anos.

    Com um “agradeço a vocês e boa noite”, Mugabe encerrou seu longo pronunciamento à nação e mergulhou –mais uma vez nesta semana– o Zimbábue no caos da incerteza política. Mugabe pediu ainda aos zimbabuanos para “seguirem em frente” e “aprenderem a perdoar”.

    Antes disso, ainda durante o domingo, o Comitê Central do partido do presidente a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (ZANU-PF), havia dado um ultimato ao atual governante para que ele renunciasse até o meio-dia de segunda-feira ou a legenda daria início aos procedimentos de impeachment para removê-lo do poder.

    O partido também havia decidido expulsar completamente da formação a primeira-dama, Grace Mugabe, 52, um dos pivôs da crise nacional e que acalentava ambições de liderar o país tão logo seu marido renunciasse — ou morresse.

    Continua após a publicidade

    As incertezas no Zimbábue começaram há cerca de duas semanas, quando Mugabe demitiu seu vice, Emmerson Mnangagwa, também conhecido como “o crocodilo”. O gesto foi tomado como intenção de posicionar Grace para assumir o poder e deu início à atual crise: o exército interveio na emissora estatal e Mugabe acabou ficando em prisão domiciliar desde o último dia 14. No sábado, grandes manifestações populares contra o presidente diminuíram ainda mais suas chances políticas.

    O Comitê Central da ZANU-PF, em mais um sinal de que não apoiaria Mugabe,  havia destituído o ditador da presidência do partido, escolhendo justamente “o crocodilo” como novo líder da legenda.

    Durante o pronunciamento, Mugabe pediu desculpas por se perder nas páginas do longo discurso, levando internautas e jornalistas a fazerem piada com o assunto, dizendo que ele havia perdido justamente a página onde anunciava sua renúncia.

    Continua após a publicidade

    (Com agências)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.