Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Mais um acidente aéreo no Nepal: Por que é tão perigoso voar para lá?

Queda de avião da Tara Air deixou 22 mortos e já é o décimo do tipo na região, conhecida como uma das mais perigosas do mundo para viagens aéreas

Por Camille Mello
31 Maio 2022, 17h48

A queda de um avião que transportava 22 pessoas no Nepal, no domingo 29, destacou os perigos das viagens aéreas para o país asiático, muitas vezes referido como um dos lugares mais arriscados do mundo para voar.

+ O país em que pegar um voo pode significar risco de vida

O voo da Tara Air que caiu em uma montanha do Himalaia a uma altitude de cerca de 4,4 quilômetros tornou-se o 19º acidente aéreo no Nepal em 10 anos e o 10º fatal durante o mesmo período, de acordo com a base de dados Aviation Safety Network, site que mantém o registro de acidentes e incidentes aéreos.

O governo local formou uma comissão para investigar o acidente, que custou a vida de 22 pessoas, incluindo três tripulantes. Apesar das más condições de visibilidade, que dificultaram a operação de busca e resgate, os corpos de todas as vítimas já foram encontrados. A caixa-preta, sistema de registro de voz e dados do aeronave, foi recuperada entre os destroços nesta terça-feira, 31.

O avião da Tara Air decolou no domingo de manhã da cidade de Pokhara, no centro do Nepal, e estava a meio caminho de seu voo de 25 minutos para o destino turístico de Jomsom, no oeste do país, quando perdeu contato com o controle aéreo, afirmaram autoridades de Aviação Civil do Nepal.

Continua após a publicidade

Investigadores estão remontando exatamente o que aconteceu durante o acidente, mas já há indicativos de que o mau tempo tenha sido um dos fatores que causaram a tragédia, disse Binod B.K., funcionário do Ministério do Interior do Nepal, à emissora americana CNN.

Especialistas afirmam que o padrão de clima instável e a topografia montanhosa contribuem para a má reputação do país na questão aérea. Um relatório de segurança de 2019 da Aviação Civil do Nepal também indicava a “topografia hostil” da região como um “enorme desafio” para os pilotos.

O aeroporto na cidade de Lukla, no nordeste do país, é muitas vezes referido como o aeroporto mais perigoso do mundo. Conhecida como a porta de entrada para o Everest, a pista do aeroporto está disposta em um penhasco entre montanhas, caindo direto em um abismo no final.

Continua após a publicidade

Um dos destinos turísticos favoritos dos alpinistas, o Nepal abriga oito das 14 montanhas mais altas do mundo, incluindo o Everest.  Mas esse terreno pode ser difícil de navegar do ar, principalmente por pequenas aeronaves, justamente as usadas para acessar áreas mais remotas e partes montanhosas do país.

+ Nepal estimula turismo no Everest, mas fluxo de alpinistas traz riscos

Segundo autoridades locais, aeronaves com 19 lugares ou menos são mais propensas a sofrer acidentes devido a essas condições adversas. Kathmandu, a capital do Nepal, é o centro de onde muitos desses pequenos voos saem.

Continua após a publicidade

A falta de investimento na renovação da frota de aeronaves também é apontada como agravante dos riscos de acidentes. Em 2015, a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), uma agência das Nações Unidas, priorizou ajudar o Nepal por meio de sua Parceria de Assistência à Implementação de Segurança da Aviação. Dois anos depois, a ICAO e o Nepal anunciaram uma parceria para resolver problemas de segurança.

Embora o país tenha feito melhorias em seus padrões de segurança nos últimos anos, os desafios ainda são grandes. Em 2016, outro avião da Tara Air caiu enquanto fazia a mesma rota da aeronave que foi perdida no domingo. O incidente envolveu um avião de tipo Twin Otter, recém adquirido, que voava em condições climáticas boas.

No início de 2018, um voo da US-Bangla Airlines que ia de Bangladesh, no sul da Ásia, para a capital do Nepal bateu durante o pouso e incendiou-se, matando 51 das 71 pessoas a bordo.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.