Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Manifestantes protestam em SP contra nova lei de migração

No começo do mês, outro protesto terminou com seis pessoas detidas e oito feridas após confrontos com pessoas contrárias a suas ideias

Por Da redação
16 Maio 2017, 23h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Várias pessoas protestaram nesta terça-feira em São Paulo contra a nova lei de migração, aprovada pelo Senado em abril e que regula a entrada e permanência de estrangeiros no país.

    A manifestação, convocada pelo movimento “Direita São Paulo”, ocupou uma parte da avenida Paulista para pedir ao presidente Michel Temer que vete essa legislação.

    Algumas pessoas carregavam cartazes que pediam “Não à islamização do Brasil”, enquanto que outros exibiam a bandeira brasileira. Todos os participantes da manifestação se dirigiram ao escritório da presidência da República que está localizado na principal avenida da capital paulista.

    Esta não é a primeira vez que esses grupos anti-imigração ocupam as ruas de São Paulo, uma vez que no início deste mês houve outra concentração que terminou com seis pessoas detidas e oito feridas após confrontos com pessoas contrárias a suas ideias.

    Continua após a publicidade

    A lei que virou alvo do protesto foi aprovada pelo Senado em abril e institui um novo estatuto migratório para os estrangeiros, que não sofria nenhuma modificação desde 1980.

    O texto regula a entrada e permanência no Brasil dos imigrantes e estabelece diretrizes concretas para desenvolver políticas públicas focadas neste setor da população.

    Além disso, determina que as políticas migratórias estarão sempre baseadas em linha com os direitos humanos e contra a xenofobia, o racismo ou qualquer tipo de criminalização contra o estrangeiro.

    A medida atualiza a legislação em relação aos pedidos de asilo e prevê medidas de proteção para as pessoas apátridas, enquanto aqueles que demonstrarem estar em uma situação grave poderão regularizar sua situação de maneira mais rápida.

    Continua após a publicidade

    Por outro lado, a lei estabelece que as políticas deverão tratar por igual tanto os brasileiros como os imigrantes, bem como garantir um idêntico acesso aos serviços públicos.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.