Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Marcha de protesto em Paris acaba em confronto com a polícia

Milhares de franceses foram às ruas denunciar a violência dos policiais e pedir liberdade de imprensa

Por Da Redação Atualizado em 28 nov 2020, 15h13 - Publicado em 28 nov 2020, 15h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Milhares de parisienses foram às ruas neste sábado, 28, para protestar contra a violência policial e a favor da liberdade. O estopim da revolta é um novo projeto de lei de “segurança global”, que tem em seu artigo 24 a criminalização para quem publicar imagens de policiais em serviço, sob a alegação de que elas poderiam colocar em risco a integridade física e psicológica de agentes da lei em situações críticas.

    Grupos de defesa de direitos civis alegam que qualquer restrição à publicação de fotos ou vídeos é uma afronta direta à liberdade de imprensa, além de incentivar a violência das forças de segurança, dificultando assim a eventual punição em caso de excessos e atos de racismo.

    A passeata se aglomerou na Place de la République e ruas adjacentes. Houve tumulto quando o protesto, inicialmente pacífico, começou a sair do controle e alguns manifestantes se atracaram com a tropa de choque, que lançou gás lacrimogêneo. A tensão escalou nos últimos dias quando foram divulgadas imagens de um produtor musical negro, Michel Zecler, sendo espancado pela polícia. O vídeo, feito durante a evacuação de imigrantes em uma praça de Paris na última terça-feira, dia 24, impressiona pela brutalidade empregada na ação. O próprio presidente Emmanuel Macron veio a público mostrar sua indignação.

    Os agentes que atacaram Zecler foram afastados e estão sob investigação. Hoje centenas de policiais de capacete e armadura acompanharam os manifestantes e levantaram barricada no local onde a passeata deveria terminar. O primeiro-ministro Jean Castex prometeu que o projeto de lei seria reescrito, mas parte do parlamento deseja que ele seja mantido como está. A decisão foi postergada para 2021.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.