Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

‘Marco histórico’: países comemoram reunião entre Trump e Jong-un

China, Coreia do Sul e Rússia veem como bastante positiva a aceitação de encontro para tratar questão nuclear na Coreia do Norte

Por EFE 9 mar 2018, 10h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente americano Donald Trump e o ditador norte-coreano Kim Jong-un devem realizar encontro em maio (Michael Reynolds-Pool/Getty Images e KCNA/Reuters)

    Os governos da China, Coreia do Sul e Rússia comemoraram, nesta sexta-feira, o anúncio  de que os líderes dos Estados Unidos e Coreia do Norte, Donald Trump e Kim Jong-un, concordaram em se reunir no mês de maio para negociações sobre a questão nuclear no país asiático.

    “Felicitamos pelos sinais positivos dados pelos Estados Unidos e Coreia do Norte no sentido de realizar um diálogo direto”, afirmou, em entrevista coletiva, Geng Shuang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês. “O próximo passo a dar por todas as partes é sustentar este momento positivo, forjar sinergias e trabalhar em conjunto para restaurar a paz e a estabilidade na península coreana”, completou.

    O presidente Donald Trump aceitou um convite do líder da Coreia do Norte para iniciar uma rodada de negociações sobre o programa nuclear norte-coreano em um local ainda não decidido, segundo confirmou na Casa Branca o conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong.

    Continua após a publicidade

    Emissários sul-coreanos viajaram ontem a Washington para entregar a Trump uma mensagem de Kim Jong-un, que ofereceu suspender seus testes de armas nucleares para abordar um processo de desnuclearização da península da Coreia.

    O porta-voz chinês não esclareceu hoje se a China poderia oferecer abrigar essa reunião, e se limitou a dizer que seu país “continuará com o seu papel positivo” na busca de uma solução para a crise.

    O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, chamou o encontro de um “marco histórico” no objetivo de alcançar a paz na península coreana. Em mensagem transmitida por um porta-voz da presidência, Moon afirmou que se Trump e Kim “se encontrarem após uma cúpula intercoreana, a desnuclearização completa da península da Coreia estará no caminho correto”.

    Continua após a publicidade

    O presidente sul-coreano elogiou a “coragem e sabedoria” dos líderes de Washington e Pyongyang e acrescentou que Seul também tentará aproveitar esta oportunidade, “que foi apresentada como um milagre”. Moon anunciou que encarregou ao seu chefe de Gabinete, Im Jeong-suk, os preparativos para um encontro prévio que ele manterá com Kim em abril na fronteira intercoreana.

    Moscou

    A Rússia também se pronunciou sobre o acordo entre os governantes. O ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou em entrevista coletiva em Adis Abeba que acredita que a cúpula entre os dois líderes é “um passo em boa direção” para normalizar a situação na península coreana. “Acabamos de saber deste acordo. Espero que seja colocado em prática”, disse.

    Segundo Lavrov, a reunião é o início de uma retomada nas negociações para a regulação política da crise coreana com base nos princípios estabelecidos no Conselho de Segurança da ONU.

    Continua após a publicidade

    O chanceler afirmou que a Rússia também cumprimenta “o acordo entre Seul e Pyongyang” para realizar a cúpula intercoreana em abril na fronteira entre os países.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.