Mauro Vieira e chanceler da Ucrânia debatem papel do Brasil para cessar-fogo
Ministros se encontraram nesta quarta no Canadá, às margens de cúpula do G7
Às margens da reunião de chanceleres do G7, no Canadá, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se encontrou nesta quarta-feira, 12, com seu homólogo ucraniano, Andrii Sybiha.
Em nota, o Itamaraty afirmou que “os chanceleres discutiram o atual contexto da guerra na Ucrânia, os esforços diplomáticos em curso para a cessação de hostilidades e o papel que o Brasil pode desempenhar em apoio a entendimentos que levem a um cessar-fogo”.
+ Lula teve papel essencial para negociação entre Ucrânia e Rússia, diz chanceler a VEJA
Em setembro, em entrevista a VEJA, Sybiha já havia declarado que seu país “conta com um papel mais ativo do Brasil” para esforços de paz, reconhecendo e elogiando participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas negociações entre Kiev e Moscou.
“Nós temos bons contatos. E nós realmente esperamos que a voz do Brasil também contribua para fazer a paz mais clara”, disse Sybiha, que na ocasião enfatizou a importância de uma posição clara do Brasil para impedir que a Rússia instrumentalize os Brics para legalizar e justificar a agressão ao país vizinho.
“O Brasil pode forçar a Rússia a não atacar instalações civis e não atacar instalações de infraestrutura, especialmente no início do inverno, porque são crimes de guerra. O Brasil pode nos ajudar a parar isso”, disse.
Mais cedo, Vieira já havia se encontrado com o chanceler da Coreia do Sul, Cho Hyun. Durante reunião, o sul-coreano teria manifestado interesse na retomada de negociações com o Mercosul em torno de um acordo de livre comércio.
Vai pintar o cabelo? As cores que devem bombar em 2026…
Felipe Simas é Daniel Cravinhos em Tremembé: ‘religiosidade limita a vida’







