Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

May faz tour pela Europa para tentar salvar acordo do Brexit

Presidente da Comissão Europeia alertou que pacto entre Bruxelas e Londres não será renegociado; premiê encontra resistência dentro do próprio governo

Por Da Redação
Atualizado em 11 dez 2018, 09h52 - Publicado em 11 dez 2018, 09h45

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, viaja nesta terça-feira, 11, pela Europa, para encontrar alguns dos principais líderes da União Europeia (UE) e discutir formas de salvar o acordo sobre o Brexit, fechado com o bloco há duas semanas.

May tem compromissos marcadas na Holanda, Alemanha e Bruxelas. Seu primeiro encontro foi com o primeiro-ministro holandês Mark Rutte. Em seguida, realizará uma reunião com Angela Merkel. Às 17h locais (14h em Brasília), se reunirá com o presidente do Conselho Europeu, o polonês Donald Tusk, na Bélgica.

Após seu encontro com Rutte, o holandês afirmou no Twitter que as discussões com a britânica sobre o Brexit foram muito “úteis”, sem dar mais detalhes sobre o que foi discutido.

May se encontra atualmente em uma difícil posição. O acordo negociado por seu governo com a UE há duas semanas enfrenta grande resistência no Reino Unido. Para ser aplicado definitivamente, contudo, o texto precisa ser aprovado pelo Parlamento britânico, antes de seguir para o Parlamento da UE.

Continua após a publicidade

Por ora, as perspectivas de que seja aprovado pelo legislativo britânico extremamente dividido parecem muito ruins, tanto que a primeira-ministra decidiu adiar a votação prevista para esta terça-feira. 

O adiamento mina ainda mais a autoridade de May, apesar de oferecer tempo extra para negociações adicionais com a União Europeia e os membros conservadores hostis a sua proposta.

A possibilidade de que o Reino Unido saía do bloco sem um acordo, contudo, está cada vez mais próxima. A data limite para o Brexit é 29 de março de 2019. 

Continua após a publicidade

Não haverá renegociação

O presidente da Comissão Europeia, o órgão executivo da UE, o luxemburguês Jean-Claude Juncker, disse nesta terça que o acordo do Brexit entre Bruxelas e Londres “não será renegociado”.

“Verei (a primeira-ministra, Theresa) May esta noite. O acordo que estabelecemos em 25 de novembro é o melhor possível e o único possível. Não há espaço para renegociar, mas sim para um maior esclarecimento e interpretação, sem abrir de novo o pacto”, disse

Juncker reconheceu que ficou “assustado” com o fato de terem surgido “problemas no último trecho da corrida” apesar de o acordo já estar fechado. O presidente da Comissão Europeia também se referiu à “garantia” sobre a fronteira norte-irlandesa e insistiu que isto não será renegociado.

Continua após a publicidade

A questão irlandesa continua a ser o nó górdio de May. Chamada de “backstop”, essa cláusula do acordo tem o objetivo de manter a fronteira aberta entre a irlanda do Norte, que é território do Reino Unido, e a Irlanda. Nessa região, continuaria a vigorar uma área de livre comércio pelo menos até 2020.  Boa parte do Parlamento britânico rejeita esta opção.

O ministro alemão para a Europa, Michael Roth, também reforçou a posição de Juncker. Falando em Bruxelas, onde ministros europeus preparam uma cúpula que começa na quinta-feira, 13, afirmou que não há margem para renegociações e descreveu a possibilidade de rever o acordo como uma “fantasia”.

“Não consigo imaginar onde poderíamos mudar algo substancial no acordo de retirada. Nós não podemos recomeçar as conversas porque já foi difícil o suficiente para os 27 Estados-membros da UE e o Reino Unido chegarem a esse acordo”, disse.

(Com Reuters e EFE)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.