Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

May ficará a 22 cadeiras de maioria parlamentar, aponta pesquisa

Uma derrota do partido da atual premiê inglesa pode significar um impasse político antes do início das conversas sobre o Brexit

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 22h05 - Publicado em 6 jun 2017, 10h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A primeira-ministra da Inglaterra, Theresa May, deve conquistar 304 cadeiras no Parlamento britânico nas eleições de quinta-feira, 22 a menos do que o necessário para atingir a maioria de 326, indicou uma projeção diária do instituto YouGov publicada nesta terça-feira.

    O Partido Conservador, de May, tinha 330 cadeiras quando a premiê convocou uma eleição antecipada em abril. Na segunda-feira, a projeção da YouGov já indicava uma queda na popularidade dos Conservadores, com apenas 305 cadeiras. O Partido Trabalhista, principal legenda de oposição, deve conquistar 266 cadeiras, menos do que os 268 apontados na segunda-feira.

    Outra pesquisa produzida pelo instituto Lord Ashcroft Polls contrariou as previsões mais populares na Inglaterra. Segundo a análise elaborada na última semana, os conservadores conseguirão conquistar os 326 assentos necessários para a maioria parlamentar.

    Mas, uma possível derrota do partido de Theresa May pode significar um impasse político antes do início das conversas sobre o BrexitSe o modelo do YouGov se mostrar preciso, a atual primeira-ministra pode ficar muito aquém do necessário para formar um governo de coalizão em junho, quando as negociações formais sobre a saída da União Europeia devem começar.

    Continua após a publicidade

    May convocou a eleição antecipada com o objetivo de fortalecer sua posição nas negociações e obter mais tempo para lidar com o impacto da separação e aumentar seu controle sobre o Partido Conservador. Mas se ela não superar com folga a maioria de 12 cadeiras conquistada por Cameron dois anos atrás, a aposta eleitoral terá fracassado e sua autoridade pode ser minada no momento em que tenta honrar sua promessa ao eleitorado de sucesso no Brexit.

    (Com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.