Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

“Meio-dia contra Putin”: oposição protesta em locais de votação na Rússia

Eleição na Rússia começou na sexta-feira, 15, e segue até este domingo, 17

Por Da Redação Atualizado em 8 Maio 2024, 12h21 - Publicado em 17 mar 2024, 11h34

As filas em locais de votação na Rússia aumentaram neste domingo, 20, após a oposição organizar uma manifestação simbólica contra o presidente Vladimir Putin. Apoiadores do líder da oposição Alexei Navalny, que morreu em fevereiro, convocaram os eleitores para irem às urnas às 12h como uma forma de protesto. 

Imagens publicadas nas redes sociais mostram as filas em cidades como São Petesburgo e alguns bairros de Moscou. O protesto foi endossado pelo próprio Navalny antes de sua morte, numa mensagem divulgada nas redes sociais, segundo seus advogados.

De acordo com a Reuters, os eleitores planejam estragar o boletim de voto em protesto ou votar num dos três candidatos que concorrem contra Putin. Outros planejam escrever o nome de Nalvany. Opositores de Putin também fizeram manifestações em outros países, como França, Dinamarca e Alemanha. 

A eleição na Rússia começou na sexta-feira, 15, e segue até este domingo. Com seus principais opositores mortos, exilados ou presos, é esperado que Putin seja eleito para seu quinto mandato. Não há a participação de observadores internacionais independentes para fiscalização.

Continua após a publicidade

Alguns incidentes foram registrados desde o início da votação. Uma mulher jogou um coquetel molotov em uma seção eleitoral em São Petesburgo. Em Moscou, uma eleitora colocou fogo em uma cabine de votação. Outra mulher jogou tinta verde em uma urna. O Kremlin classificou os atos como “ações criminosas”. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.