Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Merkel e Hollande responsabilizam Assad por reação dos EUA

Líderes europeus acusam Assad do uso de armas químicas contra seu próprio povo e exigem sanções,

Por Da redação
Atualizado em 7 abr 2017, 12h03 - Publicado em 7 abr 2017, 07h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Presidente francês, François Hollande ao lado da chanceler alemã Angela Merkel durante a Conferência da OTAN em Chicago
    Presidente francês, François Hollande ao lado da chanceler alemã Angela Merkel durante a Conferência da OTAN em Chicago (Larry Downing/Reuters/VEJA)

    A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande, acusaram nesta sexta-feira o líder sírio, Bashar Assad, de carregar “sozinho a responsabilidade” pelo ataque com armas químicas da última terça e pelo subsequente bombardeio americano.

    Comunicado conjunto divulgado depois que ambos conversaram por telefone, apontou, sem dúvidas, para Assad, pelo “massacre com armas químicas do dia 4 de abril” na população síria em Jan Shijun, onde morreram cerca de 80 pessoas, entre elas diversos menores de idade.

    Além disso, os líderes responsabilizaram Assad pela reação americana, em referência ao bombardeio, nesta madrugada, da base aérea de Shayrat, ataque onde morreram seis pessoas. “Seu reiterado uso de armas químicas e seus crimes contra seu próprio povo exigem sanções, como a França e Alemanha desde 2013, após o massacre de Ghouta, exigiram”, afirmam os dois líderes.

    Angela Merkel e Hollande também pediram para a comunidade internacional prosseguir com seus esforços para conseguir uma transição política na Síria, depois do ataque com mísseis realizado pelos EUA. “Alemanha e França pedem para a comunidade internacional que respaldem a resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU e o comunicado de Genebra”, afirmam.

    Os dois defendem a busca para uma solução política na Síria, onde acabem as hostilidades e se forme um governo de transição no país, antes de dar passagem para as eleições, objetivos das conversas de Genebra, que fizeram pouco progresso nos últimos meses. Além disso, os dois líderes mostraram sua disposição a “prosseguir com seus esforços” com seus parceiros e “no âmbito da ONU” para que o presidente sírio “assuma sua responsabilidade por seus atos criminosos”.

    (com agência EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.