Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

México garante: não pagará pelo muro de Trump

A declaração é uma resposta aos últimos tuítes do presidente Donald Trump, que insiste em responsabilizar o país latino pela obra

Por Da redação
27 ago 2017, 23h01

O México não pagará pelo muro que o presidente dos Estados Unidos pretende construir na fronteira, afirmou mais uma vez a chancelaria mexicana neste domingo. A declaração é uma resposta aos últimos tuítes do presidente Donald Trump, que insiste em responsabilizar o país latino pela obra.

“Como sempre manteve o governo do México, nosso país não pagará um muro, de modo algum e sob qualquer circunstância. Essa determinação não é parte de uma estratégia negociadora mexicana, mas um princípio de soberania e de dignidade nacional”, afirmou a Secretaria de Relações Exteriores, em um comunicado.

No Twitter, em defesa do muro, Trump disse que o México é “uma das nações com mais crimes no mundo”. “O México pagará por meio de reembolso/outro”, escreveu o presidente.

A violência mencionada por Trump – rebateu o Ministério mexicano – é gerado pelo “tráfico ilícito de drogas, armas e dinheiro entre nossos países”. Trata-se de “um problema compartilhado que acabará apenas se forem tratadas suas causas: a alta demanda de drogas nos Estados Unidos e a oferta do México (e de outros países)”, acrescentou a chancelaria.

Continua após a publicidade

Também em seus tuítes neste domingo, Trump disse que, se México e Canadá continuarem tendo uma posição “difícil” na renegociação do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), ele terá de suspender a participação dos Estados Unidos nas discussões.

Sobre isso, o México respondeu que continuará tendo uma posição “séria e construtiva, sempre pondo o interesse nacional à frente e buscando um resultado, no qual os três países norte-americanos ganhem”. O governo mexicano “não negociará o Nafta, nem qualquer outro aspecto da relação bilateral, pelas redes sociais, ou pelos meios de comunicação”, completou o Ministério, manifestando sua “plena solidariedade com o povo e com o governo dos Estados Unidos pelos danos causados pelo furacão Harvey no Texas”.

(Com AFP)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.