Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

México investiga morte de primeira pessoa a ter passaporte sem gênero

Corpo de Ociel Baena foi encontrado em sua casa, ao lado do seu parceiro Dorian Daniel, com 20 lacerações causadas por lâmina

Por Da Redação
14 nov 2023, 19h30

Autoridades do México abriram uma investigação sobre a morte de Ociel Baena, primeira pessoa não binária a receber um passaporte sem gênero no país e especialista em direitos político-eleitorais. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 14, pelo promotor-chefe do estado de Aguascalientes, Jesus Figueroa, à rádio Formula.

Em outubro do ano passado, Baena tomou posse no Tribunal Eleitoral do estado de Aguascalientes, em frente a uma bandeira LGBTQIAPN+. Na ocasião, escreveu em uma publicação no X, antigo Twitter, que estava “fazendo história”. Os manifestantes descartam a versão oficial dos investigadores, que alegam que uma “questão pessoal” teria motivado o crime. Gritos de slogans como “crime passional, mentira nacional” tomam conta dos protetos.

“Pedimos à procuradoria que forneça resultados [da investigação] rapidamente”, solicitou a ex-prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, candidata à Presidência nas eleições de 2024.

+ Vaticano permite que pessoas trans e filhos de casais gays sejam batizados

Continua após a publicidade

Baena, que utilizava pronomes neutros, não se identificava com a identidade de gênero masculina e feminina. Em julho, disse ter recebido ameaças de morte e “múltiplos ataques” – o México ocupa o posto de segundo país do mundo com mais crimes de ódio, especialmente contra a comunidade LGBTQIAPN+. O seu ativismo teve início ainda na Faculdade de Direito da Universidade Autônoma de Coahuila, onde se assumiu homossexual. 

A morte foi provocada por 20 lacerações causadas por uma lâmina de barbear – o corte no pescoço teria sido fatal. Apoiadores da causa LGBTQIAPN+ acreditam que o episódio violento trata-se de um assassinato, levando a uma onda de protestos e de vigílias nas ruas mexicanas. O corpo de seu parceiro, Dorian Daniel, também foi encontrado na casa de Baena. Alguns suspeitam que ele tenha sido o autor do crime e teria se suicidado depois. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.