Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Michelle Obama abre convenção democrata e critica Trump: ‘Falta empatia’

Evento que oficializará candidatura de Joe Biden prega união do partido contra a reeleição do atual presidente dos EUA

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 ago 2020, 09h53 - Publicado em 18 ago 2020, 09h15

A convenção nacional do Partido Democrata, que vai oficializar a candidatura do ex-vice-presidente Joe Biden à Presidência dos Estados Unidos para as eleições de novembro, começou nesta segunda-feira 17 por videoconferência. Em um dos mais esperados discursos da noite, a ex-primeira-dama Michelle Obama pregou a união dos democratas contra Donald Trump e lamentou a “total falta de empatia” do republicano.

“Sempre que olhamos para essa Casa Branca em busca de liderança, conforto ou alguma aparência de estabilidade, o que obtemos é caos, divisão e uma total e absoluta falta de empatia”, disse a mulher do ex-presidente Barack Obama em um vídeo gravado. “Trump é o presidente errado para nosso país”, acrescentou.

Em seu discurso de 18 minutos, Michelle ainda tentou apelar para a consciência dos americanos e se posicionou como mãe, que deseja um futuro melhor para suas filhas. A ex-primeira-dama também afirmou ter visto de perto “o imenso peso e poder” de ser presidente dos Estados Unidos, e argumentou que Joe Biden é a pessoa certa para exercer esse papel.

A agenda da primeira noite da convenção também teve como destaque o discurso do senador Bernie Sanders, que disputou a candidatura com Biden, e com cuja participação o partido pretende mostrar união. “Meus amigos, digo a vocês, a todos que apoiaram outros candidatos nas primárias e aos que podem ter votado em Donald Trump. O futuro da nossa democracia está em jogo. O futuro da nossa economia está em jogo. O futuro do nosso planeta está em jogo”, disse.

A abertura da convenção foi feita pela atriz Eva Longoria. “A cada quatro anos nos reunimos para reafirmar nossa democracia. Neste ano viemos para salvá-la”, disse.

Continua após a publicidade

O irmão de George Floyd – o homem cuja morte desencadeou uma onda de protestos raciais no país – também participou da convenção neste primeiro dia. A prefeita de Washington, Muriel Bowser, e o influente congressista James Clyburn estão na pauta da convenção para falarem sobre justiça racial.

O partido também mostrou o combate de alguns de seus políticos ao coronavírus, com ênfase ao trabalho dos governadores de Nova York e Michigan, Andrew Cuomo e Gretchen Whitmer, que têm tido postura combativa em relação às ações do presidente Donald Trump em relação à pandemia.

Kristin Urquiza, uma jovem de origem latina que mora no estado do Arizona e perdeu o pai em junho para a Covid-19 – uma morte que ela atribui aos líderes republicanos do estado – também fez um discurso.

Continua após a publicidade

Além disso, os democratas reservaram um espaço de destaque nesta segunda-feira para os republicanos que se voltaram contra Trump, como os ex-governadores Christine Whitman (Nova Jersey) e John Kasich (Ohio) e a ex-congressista Susan Molinari (Nova York), na esperança de convencer outros eleitores do partido do presidente a apoiarem Biden.

(Com EFE e AFP)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.