Ministro da Defesa da Rússia é ‘ridicularizado por liderança ineficaz’
Avaliação da inteligência britânica afirmou que Sergey Shoigu está sendo 'deixado de lado' devido a problemas na guerra na Ucrânia
A última atualização da inteligência britânica, feita nesta segunda-feira, 29, informou que o ministro da Defesa da Rússia, Sergey Shoigu, está sendo “deixado de lado” devido a problemas na guerra contra a Ucrânia.
O Reino Unido disse ainda que ele provavelmente está sendo ridicularizado por soldados por sua liderança “ineficaz”.
“Notícias recentes da mídia russa independente afirmaram que, devido aos problemas que a Rússia está enfrentando em sua guerra contra a Ucrânia, o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, está agora sendo marginalizado dentro da liderança russa”, comunicou o Ministério da Defesa britânico.
Segundo a inteligência do Reino Unido, os comandantes operacionais estão passando por cima de Shoigu e informando o presidente russo, Vladimir Putin, diretamente sobre o curso da guerra.
“Oficiais e soldados russos com experiência em primeira mão da guerra provavelmente ridicularizam Shoigu rotineiramente por sua liderança ineficaz e fora de contato, já que o progresso russo estagnou”, acrescentou o Ministério da Defesa britânico.
O Instituto para Estudos Sobre Guerras informou que as forças russas agora medem seus avanços não em quilômetros, mas em metros. De acordo com seu último relatório, o exército da Rússia realizaram operações ofensivas malsucedidas em Sloviansk, ataques terrestres limitados perto de Donetsk e de Kharkiv, e não conduziram nenhuma operação ofensiva em Kherson ou Zaporizhzhia, onde fica a usina nuclear ocupada.
A inteligência britânica concluiu a atualização dizendo que Sergey Shoigu provavelmente “luta” para superar sua reputação de não ter muita experiência militar.