Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ministro das Relações Exteriores remove bolsonaristas de postos-chave

Em portaria, chanceler anunciou mudanças em representações em Tel Aviv, Washington e Nova York

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 jan 2023, 12h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deu avanço na segunda-feira, 9, a uma “limpeza” no Itamaraty, mexendo em postos ocupados por diplomatas bolsonaristas.

    Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o chanceler tirou o general Gerson Menandro Garcia de Freitas da embaixada do Brasil em Tel Aviv. A medida mostra uma profunda diferença em relação ao governo de Jair Bolsonaro, que chegou a propor a mudança de toda a representação brasileira para Jerusalém, o que na prática significaria o reconhecimento do Brasil da soberania israelense sobre Jerusalém, desconsiderando o pleito de soberania palestina sobre sua porção oriental, e mudaria bruscamente a política externa do Brasil e, em especial, suas relações com os países do Oriente Médio.

    No mesmo documento, o chanceler também tirou da embaixada do Brasil em Washington o embaixador Nestor Forster, um aliado fiel que também era amigo íntimo do guru Olavo de Carvalho. Também nos Estados Unidos, Maria Nazareth Farani Zevêdo deixa o consulado-geral em Nova York.

    Durante seu discurso de posse, Vieira destacou o compromisso de reconstruir a diplomacia brasileira. Prometendo reconduzir o Brasil ao “grande palco das relações internacionais”, o chanceler disse que dará atenção especial ao resgate de laços com a América Latina e o Caribe.

    “A política externa voltará a traduzir em ações a visão de um país generoso, com mais justiça social”, declarou Vieira, chanceler em 2015 e 2016 no segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.

    Continua após a publicidade

    Entre os fóruns que o novo governo pretende reforçar, disse Vieira, estão a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

    Vieira já comandou o Itamaraty durante o segundo governo Dilma Rousseff (PT), entre 2015 e 2016 – deixou o cargo após o processo de impeachment da presidente. Nos momentos mais difíceis do petista, quando foi condenado e depois preso, o ex-chanceler de Dilma criou um vínculo definitivo com Lula.

    Além de ministro, foi embaixador do Brasil na Argentina entre 2004 e 2010; embaixador do Brasil nos Estados Unidos entre 2010 e 2015; e representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) entre 2016 e 2020.

    Continua após a publicidade

    A nomeação como embaixador na Croácia, posto de menor importância, aconteceu já na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) – desfecho dado pelo governo Bolsonaro a vários outros diplomatas que ocuparam cargos de destaque nas administrações petistas.

    Vieira é um dos diplomatas mais próximos ao ex-chanceler de Lula, Celso Amorim, que aprovou o nome do embaixador.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.