Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Míssil da Coreia do Norte tem alcance para atingir EUA, diz Japão

Teste com míssil balístico intercontinental (ICBM) ocorre em meio a visita de Kama Harris, vice-presidente dos EUA, à Ásia para uma cúpula da APEC

Por Da Redação
Atualizado em 18 nov 2022, 15h15 - Publicado em 18 nov 2022, 14h15

O ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, disse nesta sexta-feira, 18, que míssil disparado mais cedo pela Coreia do Norte tinha alcance suficiente para atravessar o Oceano Pacífico e atingir o território dos Estados Unidos, capaz de voar até 15 mil quilômetros.

O projétil, da classe dos mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), atingiu uma altitude de 6 mil quilômetros nesta sexta-feira, e pousou cerca de 200 quilômetros a oeste da ilha de Oshima-Oshima, na província de Hokkaido, no norte do Japão. Anteriormente, autoridades norte-coreanas disseram que os disparos simulam ataques com armas nucleares.

O teste ocorre um dia após o lançamento de um míssil menor pelos norte-coreanos e seu alerta de “respostas militares mais ferozes” aos Estados Unidos. A vice-presidente americana, Kamala Harris, e os líderes do Japão, Coreia do Sul, Canadá, Austrália e Nova Zelândia condenaram as ações de Pyongyang em uma reunião de emergência à margem da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

+ Coreia do Norte dispara míssil sobre o Japão, que emite alerta de abrigo

+ EUA acusam Coreia do Norte de fornecer projéteis à Rússia

“Condenamos veementemente essas ações e novamente pedimos à Coreia do Norte que pare com outros atos ilegais e desestabilizadores”, disse Harris.

A líder americana está na Tailândia para a cúpula da APEC, em meio a crescentes tensões geopolíticas sobre Taiwan e a península coreana. Neste ano, a Coreia do Norte bateu recorde de testes com mísseis, depois de retomar lançamentos de ICBMs pela primeira vez desde 2017, quebrando a moratória prometida durante a pausa nas negociações de desnuclearização do país.

Continua após a publicidade

+ Coreia do Sul despacha caças após detectar 180 aviões norte-coreanos

A intensificação do desenvolvimento de mísseis da Coreia do Norte indica que, apesar de sua extrema pobreza e das sanções das Nações Unidas, Estados Unidos e de outras nações, ela enfrentou poucos obstáculos para obter a tecnologia e os materiais necessários para seu programa de mísseis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.