‘Montanha do filhote’ atrai atenção na China por semelhança com cachorro
Foto postada por designer de Xangai transformou formação rochosa às margens do Yangtze em fenômeno da internet e novo destino turístico

Uma simples foto de férias mudou o status de uma montanha antes discreta na província de Hubei, na China. Batizada de “Montanha do Filhote”, a formação rochosa viralizou após internautas perceberem que, vista do ângulo certo, ela se assemelha a um cachorro deitado, com o focinho apontado para o rio Yangtze. O local agora recebe turistas – e seus cães – ansiosos para conferir a curiosa paisagem.
O fenômeno começou quando Guo Qingshan, um designer de Xangai, revisava as fotos de uma caminhada feita em sua cidade natal, Yichang. Foi só então que ele percebeu a semelhança com um filhote deitado. Ele compartilhou a imagem no aplicativo chinês RedNote com a legenda “Montanha do Filhote”, e em apenas 10 dias ela recebeu 120 mil curtidas. “Foi tão mágico e fofo. Fiquei tão animado e feliz quando descobri”, disse Guo à AP.
A descoberta inspirou outros internautas a revisitar suas próprias fotos. Muitos perceberam que já haviam registrado a montanha antes, mas nunca tinham notado a semelhança. Com a popularidade, comparações começaram a surgir, e donos de cães passaram a postar fotos de seus pets ao lado da formação rochosa para ver qual deles mais se parecia com a montanha.
O fenômeno não ficou restrito às redes sociais. Muitos dos novos visitantes chegam acompanhados de seus cachorros, ansiosos para registrar o momento ao lado da rocha que virou símbolo de fofura na China.
On February 23, 2025, at the bank of the #XilingGorge in Zigui County, #Yichang City, #Hubei Province, a tourist is photographing their #petdog posing in front of the “#PuppyMountain,” a newly popular natural wonder resembling a crouching #puppy. #ChinaTravel pic.twitter.com/eAyHEawSla
— Youth China (@YouthChina) February 24, 2025
A nova fama do local também despertou discussões sobre mudanças na paisagem. Alguns visitantes notaram como a aparência do “cachorro de pedra” mudou ao longo dos anos, possivelmente por razões geográficas, como erosão.
A montanha fica no Condado de Zigui, em Yichang, onde pode ser vista de um deck de observação. O Rio Yangtze, o rio mais longo da China e o terceiro rio mais longo do mundo, flui pela área montanhosa.