A polícia de Toronto, no Canadá, confirmou a morte de dez pessoas em consequência de atropelamento causado por uma van que subiu na calçada. Entre os transeuntes, 15 pessoas ficaram feridas.
As informações foram confirmadas por um porta-voz da polícia. O incidente, que não foi caracterizado até o momento como ato terrorista, aconteceu às 13h30 no horário local (14h30 de Brasília) desta segunda-feira (23). O motorista da van foi detido 30 minutos depois do acidente. As causas ainda não foram esclarecidas.
“Neste momento, é muito cedo para dizer o que houve e se houve algum motivo. Também não podemos dizer neste momento a extensão ou o número de pessoas feridas”, disse a porta-voz da polícia de Toronto, Meaghan Gray.
A polícia fechou essa região da cidade após o atropelamento. A agência de trânsito de Toronto disse que suspendeu o serviço da linha de metrô que atravessa a área.
O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau expressou em Ottawa sua consternação pelo atropelamento e disse que nas próximas horas poderá compartilhar mais informação sobre o ocorrido.
O acidente coincide com a realização, em Toronto, da cúpula de ministros das Relações Exteriores do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália e Japão), que estão tratando, entre outros temas, de medidas antiterroristas e contra o extremismo islamista.
(Com EFE e Estadão Conteúdo)