Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

MP da Venezuela manda prender nove diretores da PDVSA por corrupção

Justiça processou 90 funcionários; ex-presidente da estatal Rafael Ramírez rompeu com Nicolás Maduro e deverá ser extraditado pela Espanha

Por Da Redação
Atualizado em 19 set 2018, 20h27 - Publicado em 19 set 2018, 17h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Ministério Público da Venezuela ordenou a prisão de nove diretores e ex-diretores de subsidiárias da estatal petroleira  PDVSA por suposta corrupção, informou nesta quarta-feira (19) o procurador-geral, Tarek William Saab. O prejuízo supera 18 milhões de dólares.

    As denúncias incluem Rafael Ramírez, presidente da PDVSA durante o governo de Hugo Chávez (1999-2013). Em agosto, a Suprema Corte de Justiça (TSJ) da Venezuela autorizou o envio para a Espanha de um pedido de extradição de Ramírez, que rompeu com o presidente Nicolás Maduro no final do ano passado.

    Três ex-presidentes e ex-gerentes-gerais da Empresa Nacional de Transportes, subsidiária da PDVSA, estão entre os acusados. Desde agosto do ano passado, 90 funcionários foram processados por esquemas de corrupção na PDVSA, incluindo 23 gerentes.

    O caso diz respeito à compra de 400 tanques de transporte de combustível em diversos contratos assinados em 2010, dos quais 168 foram entregues sem “as especificações técnicas apropriadas para seu uso”, disse Saab à imprensa.

    Segundo o procurador, os tanques foram comprados de duas empresas do México, em vez de adquiridos de empresas chinesas, como acontecia antes. Uma dessas companhias “nem sequer existe”, acrescentou Saab.

    Continua após a publicidade

    A investigação se soma a outras executadas pelo MP sobre os esquemas de corrupção na PDVSA. O governo de Maduro planeja sua reestruturação, como meio de tirar o país da crise em que vive há anos.

    Maior empresa da Venezuela, a estatal vem gradualmente reduzindo sua produção de petróleo por causa da drástica diminuição nos investimentos e da politização de seus quadros. A produção de petróleo responde por 96% da renda do país.

     

     

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.