Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mugabe falta em audiência sobre corrupção pela segunda vez

Ex-presidente do Zimbabué deveria se explicar ao Parlamento sobre dinheiro perdido pela corrupção e o contrabando de diamantes

Por Da Redação
28 Maio 2018, 15h51

O ex-presidente do Zimbabue, Robert Mugabe, decidiu nesta segunda-feira (28) não comparecer, pela segunda vez, ao Parlamento para dar explicações sobre o desaparecimento de receitas da exploração de diamantes quando ainda ocupava o cargo de líder do país.

Derrubado do poder em novembro do ano passado por um golpe de Estado, Mugabe foi convocado pelo Legislativo na semana passada para explicar os 15 bilhões de dólares (55 bilhões de reais) perdidos pelo governo devido à corrupção e ao contrabando de diamantes.

O presidente da comissão parlamentar de Minas e Energia, Temba Mliswa, explicou aos jornalistas que não restou outra opção: convocou Mugabe para uma nova audiência, para fazê-lo se explicar sobre como o dinheiro sumiu.

Se o ex-presidente não se apresentar voluntariamente, avisou Mliswa, será preciso enviar policiais para forçar Mugabe, de 94 anos, a comparecer na audiência marcada para o dia 11 de junho. O líder da oposição, Roy Bennett, foi preso em situação similar em 2005.

“Ele não será julgado. Só queremos ouvi-lo, para que ele forneça todas as informações que puder compartilhar”, explicou Mliswa.

Mugabe havia sido convocado para falar ao Parlamento na última quarta-feira (23), às 9h da manhã. Porém, não apareceu. Mliswa, então, considerou que “9h poderia ser muito cedo para Mugabe”, por isso marcou  a audiência desta segunda-feira para às 14h do horário local (9h em Brasília).

Continua após a publicidade

Em 2016, Mugabe fez algumas declarações sobre a quantidade de dinheiro perdido pela corrupção e o contrabando de diamantes durante seu governo. O caso não foi aberto na época, porém, intrigou a oposição, que agora quer explicações. Ex-ministros e ex-funcionários do governo de Mugabe também foram ouvidos no Parlamento sobre o mesmo caso.

Mugabe, que chegou a ser preso pelo Exército do Zimbábue em novembro, anunciou a renúncia depois de 37 anos no poder naquele mês. Emmerson Mnangagwa, até então vice-presidente do país, assumiu o cargo e agora é o candidato do governo nas eleições de agosto.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.