Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mugabe faz primeira aparição pública após intervenção no Zimbábue

Presidente esteve presente em cerimônia de graduação de estudantes de universidade

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h06 - Publicado em 17 nov 2017, 10h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, foi visto nesta sexta-feira em uma universidade na capital do país, Harare, onde presidiu a cerimônia de graduação de estudantes. É a primeira aparição pública do político de 93 anos desde a intervenção militar que o colocou sob prisão residencial desde terça-feira e assumiu o controle do governo.

    Vestindo uma beca estudantil, Mugabe andou a passos lentos sobre um tapete vermelho em direção a um palanque, de onde anunciou a abertura da cerimônia. De acordo com o jornal britânico The Guardian, o ditador foi aplaudido pelos presentes no local. O ato, segundo informa o portal de notícias local News Days, constava na agenda oficial da presidência.

    Apesar do ato público, a manutenção do regime de Mugabe é improvável. Além da pressão militar, Mugabe não conta com o apoio de seu partido. Nesta sexta-feira, um oficial do alto escalão do Zanu-PF deixou clara a intenção da sigla de que a presidência seja ocupada por outro nome. “Se ele permanecer teimoso, arranjaremos para que ele seja afastado no domingo”, disse a fonte à agência Reuters, adicionando que “quando isso for feito, seu impeachment será na terça-feira”.

    Por sua vez, as Forças Armadas anunciaram hoje, em artigo publicado no jornal estatal The Herald, que várias pessoas ligadas a Mugabe e ao Zanu-FP foram detidas em uma “operação anti-corrupção”. “Prendemos vários criminosos e outros estão foragidos”, lê o comunicado assinado pelos militares, no qual informam que “atualmente, estamos discutindo com Mugabe sobre a próxima etapa e informaremos o resultado das discussões quando possível”.

    Mugabe, segundo informou na quinta-feira a Reuters, resiste a pressão do Exército para deixar o governo, e as negociações com os militares estão sendo intermediadas pelo padre Fidelis Mukonori, um antigo aliado e confidente. O ditador se reunião ontem com o comandante das Forças Armadas, Constantino Chiwenga, que encabeça a intervenção no governo, para buscar uma saída para o impasse. As fotos do encontro, publicadas pelo Herald,  mostram Mugabe sorridente, mas o teor da conversa não foi revelado.

    Continua após a publicidade

    A tensão no Zimbábue começou a aumentar na tarde de terça, quando vários tanques foram vistos em direção a Harare. O movimento militar teve início apenas um dia depois de Chiwenga dizer que poderia tomar “medidas corretivas” em resposta à perspectiva de uma possível dinastia Mugabe. A destituição do vice Emmerson Mnangagwa, acusado de “deslealdade e pouca honradez na execução dos seus deveres”, foi vista como um passo para Mugabe apontar mulher dele, Grace, de 52 anos, como sua sucessora. 

    (com EFE e Reuters) 

     

     

     

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.